Friday, 22 de December de 2023

Gerenciamento de talentos é peça-chave para o sucesso da empresa

Entenda como a prática transforma o RH em recurso estratégico
Gerenciamento de talentos é peça-chave para o sucesso da empresa

Questões organizacionais como evasão de profissionais e baixo desempenho e engajamento de equipes podem estar diretamente relacionadas à má gestão de talentos. De maneira geral, isso acontece quando a empresa não garante ao colaborador um ambiente propício para que ele alcance a melhor performance no cargo em que atua.

Em contrapartida, na gestão de talentos eficiente, a companhia e o setor de recursos humanos assumem o compromisso sério de atrair, treinar e reter os profissionais mais qualificados. Aceitar essa missão com viés tático, tendo-a como parte central da estratégia de negócios e das tomadas de decisão, envolve desenvolver e valorizar esses colaboradores – obtendo, por consequência, vantagens competitivas no mercado.

O RH moderno deixou de se preocupar apenas com burocracias e processos de seleção. As demandas atuais exigem que o setor assuma papel mais estratégico, garantindo um ambiente organizacional estimulante e envolvente.

Além de atrair profissionais comprometidos com a progressão de suas carreiras, a boa gestão de talentos garante uma série de outros benefícios para as organizações. Entre as vantagens em destaque estão a diminuição da taxa de rotatividade de pessoal (turnover), o aumento da produtividade, o fortalecimento da cultura e a melhora do clima organizacional.

Por isso, é determinante que as empresas comecem a investir em gestão de talentos – e que sigam aprimorando essa atuação, de acordo com os movimentos do mundo corporativo. A capacidade de inovar está diretamente relacionada à busca pelo sucesso. Sendo assim, deixar de lado as práticas tradicionais e abrir-se para o novo pode ser o empurrão que faltava para sua empresa decolar.