Nossa História
Nossa história nasceu da paixão de um empreendedor e visionário: Maurício Sirotsky Sobrinho. De sua paixão pela comunicação e de seu talento para os negócios surgiu o Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil. Seus sucessores, Jayme Sirotsky, Nelson Sirotsky, Eduardo Sirotsky Melzer e Claudio Toigo, ampliaram seu legado de paixão, ousadia e pioneirismo consolidando a marca na liderança da área de comunicação no Rio Grande do Sul, produzindo jornalismo e entretenimento em rádio, televisão, jornal, plataformas digitais e eventos.
Inspirados por nosso fundador, acreditamos que o crescimento só é possível se considerar a dimensão humana. Nós acreditamos que, junto com as pessoas, podemos fazer a diferença e construir uma sociedade melhor. Todos os dias, nós nos entregamos de corpo e alma para contar histórias verdadeiras e emitir opiniões relevantes. Esta é a nossa essência. Nossa paixão. Por meio do jornalismo e do entretenimento, conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor.
A filosofia que implantamos, ao longo do tempo, foi manter os olhos abertos a esta evolução tão acelerada, acompanhando o desenvolvimento tecnológico sem perder de vista a dimensão humana.
Maurício Sirotsky Sobrinho associa-se à Rádio Gaúcha. É o início da RBS.
Elis Regina assina o primeiro contrato de sua carreira, na Rádio Gaúcha.
Jayme Sirotsky (dir.) associa-se ao irmão Maurício (esq.), na Rádio Gaúcha.
Inauguração da TV Gaúcha.
TV Gaúcha associa-se à Rede Globo de Televisão.
Fernando Ernesto Corrêa (dir.) torna-se sócio de Maurício (centro) e Jayme (esq.).
Inauguração da TV Caxias, atual RBS TV Caxias. É o começo da Rede Regional de Televisão.
É adquirido o jornal Zero Hora.
Jornal Zero Hora passa a ser impresso em rotativa offset e começa a usar cores em suas edições.
Surge o Sala de Redação, na Rádio Gaúcha. É hoje o mais antigo programa de rádio que ainda está no ar.
Incêndio destrói parcialmente as instalações da Rádio e TV Gaúcha.
Incêndio destrói parte do prédio de Zero Hora, mas o jornal não para de funcionar.
Inauguração da Rádio FM Gaúcha Zero Hora, atual Atlântida FM Porto Alegre.
Inauguração da TV Catarinense, atual RBS TV Florianópolis.
Inauguração TV Santa Catarina, atual RBS TV Joinville.
A Rádio Farroupilha é adquirida pela RBS. Na foto, o Programa de Sérgio Zambiasi, em 1983.
24 de março de 1986 - Morre Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS.
Jayme Sirotsky assume a presidência da RBS.
Inauguração do Diário Catarinense. Ao centro, Esperidião Amin Helou Filho, Governador de Santa Catarina na época. À direita, o então Presidente da RBS, Jayme Sirotsky.
A primeira edição do jornal Diário Catarinense.
A Fundação RBS, criada em 1982, muda seu nome para Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Na foto, Ione Sirotsky, viúva de Maurício Sirotsky Sobrinho.
Criação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Inaugurada a RBS TV Santa Cruz.
Nelson Sirotsky assume a presidência da RBS.
RBS TV Santa Rosa é inaugurada.
Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, é adquirido pela RBS.
Incorporação do Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul.
Coquetel de lançamento TVCOM, na Usina do Gasômetro.
É realizada a 1º edição do Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul.
Lançamento do Canal Rural.
Lançamento do Diário Gaúcho.
Show de Jô Soares na inauguração da TVCOM em Santa Catarina.
É lançado o jornal Diário de Santa Maria.
Lançado o jornal Hora de Santa Catarina.
Jornal A Notícia, de Joinville, é incorporado à RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
O portal Hagah é lançado.
Lançamento do sinal digital pela RBS TV.
Rádio Gaúcha chega também ao FM.
Comemoração de 30 anos do Grupo RBS em Santa Catarina.
Show do Roberto Carlos em comemoração aos 30 anos do Grupo RBS em Santa Catarina.
Lançamento da Campanha Crack Nem Pensar. Na foto, a Redação de Zero Hora.
Inauguração do Parque Gráfico Jayme Sirotsky, em Porto Alegre.
Lançamento do Instituto Crack Nem Pensar.
Inauguração da nova sede do Grupo RBS em Florianópolis, SC.
Inauguração da Unidade de Desenvovimento de Produtos Digitais no Tecnopuc da PUCRS.
Lançamento da RBS Eventos.
Eduardo Sirotsky Melzer assume Presidência Executiva do Grupo RBS. Nelson Sirotsky torna-se Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Lançamento da e.Bicks, empresa digital do Grupo RBS.
Estreia da Rádio Gaúcha Santa Maria (RS) e da Rádio Gaúcha Serra (em Caxias do Sul, RS).
Lançamento da bandeira institucional "A Educação Precisa de Respostas".
Lançamento do Prêmio RBS de Educação, realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Rádio Gaúcha inaugura o mais moderno estúdio de rádio da América Latina.
Grupo RBS apresenta o The Communication (R)Evolution, estudo inédito sobre o futuro da comunicação.
Lançamento da 1ª edição do VOX, evento que estimula reflexões sobre a comunicação a partir do compartilhamento de conteúdo e experiências. Na foto, Luciano Huck, um dos palestrantes.
Comemoração dos 50 anos de ZH.
Expansão da Rádio Farroupilha para o FM.
Lançamento do Propósito do Grupo RBS com o posicionamento “Informar é Transformar”.
Lançamento do Octo, pluricanal de informação e entretenimento.
3ª edição do Prêmio RBS de Educação e Logus – A Saga do Conhecimento.
Mudanças na estrutura organizacional: Eduardo Sirotsky Melzer passa a acumular a presidência do Conselho de Administração e do Grupo RBS, e Claudio Toigo Filho assume como Presidente Executivo – CEO das empresas de mídia.
Zero Hora lança novo posicionamento e reforça compromisso com os gaúchos.
ZH lança superedição de fim de semana e novas plataformas digitais.
Grupo RBS inaugura o bar temático Gaúcha Sports Bar.
Grupo RBS lança bandeira Segurança Já para abordar tema sobre violência.
Grupo RBS lança o Grupo de Investigação (GDI), focado em jornalismo investigativo.
Grupo RBS apresenta mudança de estratégia e nova estrutura organizacional.
Novos estúdios da Atlântida, 102.3 e Farroupilha são construídos na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
O Grupo RBS completa 60 anos com celebração para colaboradores e conteúdo editorial especial. A data marca o lançamento do novo posicionamento da RBS, que tem como propósito fazer jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor.
Lançamento de GZH, jornal digital do Grupo RBS.
Lançamento do AHEAD!, projeto de conteúdo para discutir a comunicação contemporânea.
Grupo RBS lança o Persona, estudo inédito para revelar o perfil e os hábitos de consumo dos gaúchos
Anteriormente Itapema, rádio passa a se chamar 102.3
Ancorada nos hits populares do momento, entra no ar a 92, a nova aposta do Grupo RBS em rádio de entretenimento
Inauguração da ATL House, espaço de experiência e extensão da marca Atlântida une inovação e interatividade num local jovem e moderno.
Lançamento do RBS Vozes, modelo de atuação que conecta comunicadores do Grupo RBS e influenciadores gaúchos com público e com as marcas.
Redação integrada é inaugurada. Espaço onde trabalham os jornalistas de Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH e Diário Gaúcho foi modernizado para proporcionar mais agilidade e integração, desenvolvimento de novos conteúdos e oportunidades aos profissionais.
A gente vive junto: Grupo RBS fortalece conexão com o público com lançamento de novo posicionamento de marca.
Grupo RBS comunica novo posicionamento B2B para o mercado.
Cápsula, novo estudo comportamental da RBS, é lançado para o mercado.
Eduardo Sirotsky Melzer deixa suas funções executivas no Conselho de Administração. Com isso, o CEO da companhia, Claudio Toigo Filho, amplia sua atuação, reportando-se diretamente ao Conselho de Acionistas do Grupo RBS.
Mais de 75 mil pessoas aproveitaram a 25ª edição do festival, última edição presencial pré-pandemia, curtindo 22 horas de música, em três palcos.
Anteriormente GaúchaZH, jornal digital do Grupo RBS lança novo posicionamento e passa a se chamar GZH.
Evolução do posicionamento lançado em 2019, Grupo RBS lança campanha protagonizada pela conexão do público com as marcas do portfólio, evidenciada pelo conceito “A gente {vive} junto”.
Pioneiro passa a contar com nova experiência digital, com migração da versão online do jornal para GZH.
A mobilização #juntoscontraovírus do Grupo RBS, lançada em março de 2020, contemplou inúmeras ações editoriais e 18 fases de comunicação publicitária, buscando valorizar o jornalismo profissional, a atuação dos profissionais da saúde, as boas notícias, o equilíbrio entre saúde e economia, a responsabilidade individual, entre outros temas.
Destemperados abre as portas de seu novo local de conexão com o público no Barra Shopping, em Porto Alegre.
Grupo RBS anuncia investimento de R$ 63 milhões em canais de distribuição de rádio, televisão e plano para acelerar tendências da comunicação.
Com apoio do Grupo RBS, movimento Gaúchos Unidos pela Vacina arrecada mais de R$ 1 milhão em doações para o combate da pandemia da Covid-19.
A rádio Gaúcha foi a única emissora licenciada do sul do país presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma cobertura integrada dos veículos do Grupo RBS, os gaúchos puderam acompanhar todas as emoções das competições com um olhar local.
Rádio Gaúcha celebra 95 anos e renova posicionamento de marca.
Reforçando o investimento em jornalismo, o Grupo RBS envia o jornalista internacional Rodrigo Lopes ao Leste Europeu para acompanhar o conflito em 11 dias de cobertura
Jornada esportiva da Gaúcha ganha versão digital.
Fenômeno de audiência e popularidade no Estado, o Pretinho Básico completa 15 anos de história trazendo humor e entretenimento para o público.
No dia do aniversário de Porto Alegre, o Jornal do Almoço foi apresentado na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal. O programa contou com apresentação do concerto da Ospa e um bolo para celebrar, além do aniversário da Capital, os 50 anos do programa.
A partir da crença na comunicação, do desenvolvimento de novos negócios, do lançamento de plataformas de conteúdo e do fortalecimento das nossas marcas líderes, demos início a uma estratégia que possibilita o ingresso de holding de investidores na companhia, assim como o início de uma reorganização societária.
A iniciativa marca uma maior aproximação de Nelson Sirotsky do jornalismo da empresa por meio da posição não executiva de Publisher. Nelson torna-se o guardião da linha editorial e o responsável pelo fortalecimento a médio e longo prazos do jornalismo da RBS em televisão, rádio, jornal e digital.
Ao completar 65 anos de história ao lado dos gaúchos, combinando a tradição e o vigor de uma organização que se transforma e inova com olhar voltado ao futuro, lançamos uma campanha que reforça a mensagem: "Todo o dia é uma vida. 365 dias por ano com você, há 65 anos".
Lançamos o capital RBS Ventures, iniciativa inovadora para desenvolver e impulsionar negócios. Liderada por Mauricio Sirotsky Neto, membro da terceira geração da família Sirotsky e do Conselho de Representantes da RBS, e por Fernando Tornaim, vice-presidente do Conselho de Representantes, a RBS Ventures entra em operação já com empresas investidas.
Desenvolvemos a cobertura da Copa do Mundo do Catar de gaúcho para gaúcho. Para mostrar tudo o que rola dentro e fora do campo, tivemos 16 profissionais atuando direto do país sede do Mundial e cerca de 200 colaboradores mobilizados nas redações da empresa. Os conteúdos multiplataforma foram distribuídos em todos os veículos da RBS, com destaque para a Gaúcha, única emissora do Sul do Brasil licenciada para transmitir a competição.
Na comemoração de 60 anos da RBS TV, celebrado oficialmente no dia 29 de dezembro, desenvolvemos uma programação ao vivo ao lado dos telespectadores com um especial direto do Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, em Porto Alegre.
As operações do Grupo RBS em Rio Grande ganharam uma nova sede: o Praça Rio Grande Shopping Center. Logo após celebrar 45 anos de atuação na região, a unidade passa a funcionar em um ambiente mais moderno e acolhedor, proporcionando maior conexão com público e parceiros.
Com o objetivo de valorizar a produção de conteúdo hiperlocal e reforçar a conexão com o público gaúcho, o Grupo RBS inaugurou a redação de GZH em Passo Fundo, trazendo mais visibilidade para temas e notícias desta região tão importante para a economia do Estado. O movimento integra a frente de ações do novo ciclo digital da empresa e busca ampliar a presença de marca e acelerar ainda mais o crescimento de GZH.
Há 50 anos, Pedro Ernesto Denardin “é demóóóis”. O principal narrador de jogos na Rádio Gaúcha adentrou a empresa em 1972, de lá pra cá, construiu uma história repleta de emoções, acontecimentos e marcos. Pedro soma 12 Copas do Mundo, 101 narrações de clássico Gre-Nal, títulos nacionais, continentais e mundiais da Dupla e tudo o que de mais importante aconteceu no esporte gaúcho e brasileiro.
O Donna Beauty Pompéia estreiou sua operação de um novo espaço em Porto Alegre. Reforçando uma parceria que já dura cinco anos, o caderno Donna e a Lojas Pompéia materializam conceitos contemporâneos de varejo e comunicação no empreendimento localizado no Pontal Shopping, em uma região nobre da capital gaúcha.
Aniversário de cinco anos da rádio 92, que conquista a audiência com uma programação popular, eclética e bem-humorada. Com estilo focado no sertanejo, a emissora acompanha as tendências musicais e mantém uma forte conexão com os ouvintes. Para celebrar a data e reforçar o carinho com a audiência, a rádio veiculou uma campanha com a participação de seis ouvintes, escolhidos por meio de um concurso cultural.
Um projeto que conecta a história do jornalismo impresso gaúcho com as ferramentas digitais foi reconhecido no Digital Media Awards – Americas 2023, evento promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra). O projeto Acervo ZH, de GZH, foi o vencedor na categoria Melhor Conceito de ePaper em conferência anual Digital Media Latam, na cidade de Mérida, no México.
Maior festival de música do sul do país, o Planeta Atlântida foi tema de uma homenagem proposta pelo deputado Frederico Antunes (PP), em sessão plenária da Assembleia Legislativa. Realizado pelo Grupo RBS e pela DC Set desde 1996, o festival se tornou uma tradição do verão gaúcho. Ao longo de 26 edições, já recebeu mais de 2 milhões de planetários, reunindo atrações musicais e oferecendo ao público experiências inesquecíveis.
A rádio Gaúcha completou 100 meses ininterruptos como líder de audiência na Grande Porto Alegre, sendo a única emissora da região a ficar tanto tempo no topo da pesquisa. Divulgada pela Kantar IBOPE Media, a conquista reflete o trabalho diário de mais de 300 profissionais em levar informação com agilidade, propor o debate de temas relevantes a partir de múltiplas vozes e ser referência para torcedores de todo o Rio Grande do Sul.
Há mais de 50 anos, o Jornal do Almoço é companhia garantida dos gaúchos na hora do almoço. Para reforçar ainda mais esta conexão com o público, o tradicional noticiário do meio-dia estreou um novo formato. Com um JA ainda mais dinâmico, descontraído e contemporâneo, sob o comando de uma dupla de apresentadores: Marco Matos se junta a Cristina Ranzolin, consolidando uma parceria que já mostrou sua sintonia na tela.
Referência em coberturas esportivas, o Grupo RBS conta com uma cobertura 360º inédita da Copa do Mundo Feminina. Os repórteres Kelly Costa e Rodrigo Oliveira embarcaram com a missão de compartilhar os detalhes e as emoções do Mundial, com olhar de gaúcho para gaúcho. Com o slogan "Juntos para Torcer pelas Gurias", lançamos uma campanha que convida o público a entrar no espírito da competição, torcer e se emocionar com as jogadoras brasileiras.
Alinhado ao compromisso da RBS de ser arena de temas importantes para o desenvolvimento do nosso Estado, GZH vai ampliar a cobertura de Educação. A Redação Integrada passa a contar com uma editoria focada exclusivamente no assunto. Para isso, foram contratados o editor Cristiano Abreu e a repórter Sofia Lungui, somando-se a Isabella Sander, que já atuava como setorista. A equipe fica sob coordenação de Rosângela Monteiro, editora da área de Comportamento.
Alinhado a sua visão de futuro, nós demos mais um passo na modernização dos parques tecnológicos de televisão, rádio e digital. A RBS TV implantou uma nova tecnologia de exibição dos conteúdos locais e em rede. Elas passaram a ser feita exclusivamente por um software que substitui as tradicionais mesas de controle-mestre, proporcionando os mais modernos recursos e garantindo mais automatismo e menos falhas.
O Conselho Editorial do Grupo RBS completa um ano renovando seu compromisso em promover a evolução constante da qualidade do jornalismo. Em agosto, um novo ciclo do Conselho começou, com a renovação de integrantes e debates sobre pautas prioritárias para o Estado.
O Grupo RBS desenvolveu uma cobertura in loco da guerra entre israelenses e Hamas. O enviado especial Rodrigo Lopes mostrou todos os desdobramentos do conflito. Direto do epicentro do confronto, o comunicador traz análise, reportagens em comentários, colunas e entradas ao vivo para GZH, Zero Hora, Gaúcha e RBS TV.
Reconhecida pela sofisticação e pela leveza de sua curadoria musical, a rádio 102.3 comemora seu 40º aniversário. Nossos veículos divulgaram a campanha que reforça o conceito de "melhor playlist do rádio", que tão bem configura a identidade da 102.3. Há 40 anos, a emissora fideliza seus ouvintes por meio da qualidade de sua programação e da conexão gerada pelo talentoso quadro de comunicadores formado por Denise Cruz, Martin TJ, Lelê Bortholacci, Sara Bodowsky e Julio Fürst.
Em 2023, o Grupo RBS promoveu quase 200 shows nacionais e internacionais, gerando valor para clientes, audiência e parceiros. Além de incrementar a receita, a empresa reforçou a presença das marcas, oferecendo experiência e ativações para impactar os públicos e reforçar as relações comerciais e institucionais com o mercado.
O Grupo RBS conta com uma cobertura especial da COP 28 – Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). O jornalista Rodrigo Lopes acompanhou direto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o evento que debateu um tema central para o futuro do planeta. Mais de 200 países estiveram representados para discutir desafios e soluções sobre clima e sustentabilidade.
A RBS TV estreia o programa “Baita Sábado” com as comunicadoras Cris Silva e Giulia Perachi, que serão responsáveis por apresentar o programa que acontecerá ao vivo e com plateia. O lançamento reforça o investimento da empresa em conteúdo regional e de entretenimento. Realizamos mudanças estruturais em um dos nossos estúdios, modernizando o espaço, criando um ambiente especial para receber a plateia e aprimorando tecnologias para entregar uma experiência de qualidade à audiência.
Com o objetivo de se consolidar como o maior e mais relevante player em conteúdo digital de jornalismo, esporte e entretenimento no sul do Brasil, anunciamos investimentos para acelerar um programa de transformação digital. A partir de um aporte de R$ 112 milhões nos próximos anos, a empresa busca dobrar a receita digital até 2027, qualificando o conteúdo, aprimorando a experiência do usuário e ampliando oportunidades para parceiros de negócios por meio de 11 iniciativas.
Um olhar sobre a identidade dos gaúchos em um mundo em constante movimento. Esta é a proposta do Persona, estudo inédito divulgado pelo Grupo RBS. Realizado em parceria com as empresas de pesquisa Coletivo Tsuru e Cúrcuma, o projeto, que teve sua primeira edição em 2017, tem como objetivo mapear perfis a partir de comportamentos, valores, percepções e hábitos de consumo.
Trabalhos que fizeram a diferença na vida dos gaúchos ao longo de 2023 ganharam destaque na 20ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento. Além do reconhecimento a 12 finalistas, o evento consagrou a Cobertura das Enchentes, que envolveu colaboradores de diferentes áreas da empresa, como vencedora da categoria Escolha Popular e do Grande Prêmio Jayme Sirotsky.
O Grupo RBS expande a atuação de jornalismo e esporte no digital a partir de três marcas de referência em jornalismo no Rio Grande do Sul. Neste momento de alto consumo de informações no Estado, registrando crescimento expressivo da busca de conteúdos online, GZH terá seu layout renovado, experiência aprimorada e maior investimento em streaming, com mais protagonismo para Gaúcha e Zero Hora, que também reformula sua marca e estreia uma nova edição impressa.
Para quem gosta de um debate com pluralidade de visões, o Conversas Cruzadas volta em um formato renovado, mais dinâmico e totalmente digital. Sob o comando do apresentador Léo Saballa Jr., o programa irá abordar assuntos do momento e temas como economia, cidades, política, educação e saúde.
Neste momento de retomada no Rio Grande do Sul, o Grupo RBS reafirma seu compromisso com os gaúchos e a reconstrução do Estado com o lançamento do movimento “Pra cima, Rio Grande”. Buscando estimular a coalizão de forças entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada, a bandeira institucional vai nortear a cobertura editorial e uma robusta frente de ações para debater soluções, dar visibilidade a bons exemplos que podem ser replicados e valorizar cada avanço.
A 30 dias dos Jogos Olímpicos Paris 2024™, a Gaúcha anuncia que é uma emissora de rádio licenciada para transmissão e cobertura da competição. Tradicionalmente presente nos principais eventos esportivos do mundo, a emissora levará uma equipe de seis pessoas à França e terá uma central de cobertura de conteúdo olímpico em Porto Alegre para compartilhar todos os detalhes do evento esportivo, com o olhar de gaúcho para gaúcho. De Paris, a equipe fará uma cobertura multiplataforma, com conteúdos especiais e factuais para a rádio e os seus canais digitais.
Lançamento do livro que documenta a criação do Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS e sua consolidação como referência para a reportagem investigativa no Rio Grande do Sul e no país. GDI: Bastidores e prática do jornalismo investigativo, aborda técnicas de apuração e bastidores de casos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para a sociedade gaúcha. Com capítulos assinados por profissionais que têm como base qualidade técnica e responsabilidade em apurar a verdade dos fato.
Conheça nosso posicionamento