Precificar produtos e serviços que serão vendidos ao consumidor é um passo fundamental para quem deseja empreender. Isso porque trata-se de um processo crítico, que garantirá a sobrevivência e o crescimento saudável do negócio mesmo em mercados com alta competitividade.
Para as pequenas empresas, uma boa prática para começar é fazer uma análise de custos aprofundada. Compreender todos os gastos fixos e variáveis de produção e distribuição – considerando inflação e impostos – permitirá estabelecer preços base realistas, que não apenas cubram despesas, mas também entreguem lucro.
As pesquisas de mercado também são excelentes aliadas nesse processo. Descubra e entenda a lógica por trás da precificação aplicada pela concorrência. Além de ajudar na jornada de estabelecer seus próprios preços, ir a campo dá embasamento para trabalhar com números mais competitivos.
Outro método que se beneficia de pesquisas contínuas é o de valor percebido. A abordagem se sustenta na forma como cada consumidor julga o valor do seu produto ou serviço com base em critérios intangíveis e poder de compra. Aqui, o segredo é identificar os fatores mais significativos para o seu público-alvo e construir personas bem definidas, que vão nortear a precificação.
Há também a chamada precificação sazonal, na qual os preços variam conforme a época. Essa dinâmica é interessante para negócios relacionados a comemorações específicas e estações do ano, como lojas de moda praia e agências de turismo. Nesses casos, há os preços da alta e da baixa temporada, exigindo que os empreendedores trabalhem ações para manter o movimento e o fluxo de caixa o ano todo.
Independentemente da estratégia, ao longo do processo é importante manter-se focado em desenvolver a marca e construir o reconhecimento do seu pequeno negócio. Essa capacidade, somada ao hábito constante de pesquisar e entender o mercado, permitirá à empresa não apenas precificar com excelência, mas, sempre que necessário, ajustar os preços sem perder lucratividade.