O mundo segue em intensa transformação digital. Isso quer dizer que as empresas têm integrado cada vez mais soluções digitais em operações, processos e produtos – com o objetivo de melhorar aspectos como eficiência e inovação.
No agronegócio, a chamada agricultura digital orienta as empresas do campo a investir em tecnologias para melhorar a produção como um todo. Os principais benefícios disso são maior produtividade e assertividade, redução de custos, aumento da segurança, e diminuição dos impactos ambientais.
Nesse cenário, a Internet das Coisas (IoT) posiciona-se como uma das grandes protagonistas. Afinal, proporciona a comunicação entre sensores (instalados em máquinas agrícolas, irrigadores e até comedouros) e dispositivos eletrônicos, permitindo receber e analisar dados da lavoura de maneira totalmente remota.
Na agricultura de precisão, por exemplo, a soma de tais sensores com tecnologias como drones e GPS dá acesso a informações em tempo real sobre o solo, as plantas e as condições climáticas na região. A partir daí, fica mais fácil otimizar a quantidade de água, fertilizantes e defensivos utilizados, ou mesmo detectar de maneira precoce o surgimento de doenças e pragas nas plantações.
Diante de um volume tão grande de dados, o Big Data também surge como uma possibilidade transformadora para o agronegócio. Sua proposta básica é facilitar a interpretação correta das informações coletadas. No fim, isso não apenas contribui para tomadas de decisão mais precisas, mas também aumenta a vantagem competitiva do negócio.
Caminho sem volta
Tenha em mente que a evolução das tecnologias é imparável e já está moldando o futuro da agropecuária. Por isso, descobrir e aplicar ferramentas digitais ao agronegócio é o segredo para atender às demandas e seguir crescendo inteligente e conectado.
Uma das maneiras mais eficientes de se manter atualizado é participando de eventos de tecnologia e negócios como a Expodireto Cotrijal. Marcada para ocorrer de 4 a 8 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS), a feira visa contribuir para o desenvolvimento do setor.