Governança

Conselho de Acionistas

  • Carlos Melzer
  • Geraldo Corrêa
  • Gilberto Meiches (presidente)
  • Marcelo D. Ferreira
  • Nelson P. Sirotsky
  • Pedro Sirotsky
  • Sônia Sirotsky

Conselho de Representantes

  • Carlos Melzer
  • Gilberto Meiches (Presidente)
  • Fernando Tornaim (Vice-presidente)
  • Juliano Pereira
  • Luís Lima
  • Marcelo D. Ferreira
  • Maurício Sirotsky Neto
  • Nelson P. Sirotsky

Publisher

Nelson P. Sirotsky
Publisher

Empresário dedicado ao setor de mídia há 50 anos, presidiu a RBS por 21 anos e, hoje, atua no seu Conselho de Administração e na Presidência da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2012, fundou a Maromar Participações, holding de investimentos de sua família. Foi conselheiro da Algar Telecom e da Zenvia. Com forte atuação associativa, presidiu a Associação Nacional de Jornais por dois mandatos, além de ter participado de entidades como Abert, Endeavor, Instituto Milenium e ADVB. Graduado em Administração de Empresas e Pública pela UFRGS, ao longo de sua trajetória fez inúmeros cursos no Brasil e no Exterior. É coautor do livro O Oitavo Dia.

Publisher

Nelson P. Sirotsky
Publisher

Empresário dedicado ao setor de mídia há 50 anos, presidiu a RBS por 21 anos e, hoje, atua no seu Conselho de Administração e na Presidência da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2012, fundou a Maromar Participações, holding de investimentos de sua família. Foi conselheiro da Algar Telecom e da Zenvia. Com forte atuação associativa, presidiu a Associação Nacional de Jornais por dois mandatos, além de ter participado de entidades como Abert, Endeavor, Instituto Milenium e ADVB. Graduado em Administração de Empresas e Pública pela UFRGS, ao longo de sua trajetória fez inúmeros cursos no Brasil e no Exterior. É coautor do livro O Oitavo Dia.

Conselho Editorial

  • Anik Suzuki
  • Claudio Toigo
  • José Galló
  • Marcelo Rech
  • Marta Gleich
  • Ricardo Gandour
  • Débora Pradella
  • Rodrigo Lopes

Comitê Executivo

Claudio Toigo
Claudio Toigo
CEO do Grupo RBS

Claudio Toigo Filho é CEO do Grupo RBS desde janeiro de 2016, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUCRS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2018, foi eleito Dirigente de Comunicação do Ano no Salão da ARP.

Marta Gleich
Marta Gleich
Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte

Marta Gleich é diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985, pós-graduou-se em dois mestrados profissionalizantes: Gestão em Jornalismo e Jornalismo Digital, ambos pelo IICS de São Paulo, em 1997 e 2007. Em 2004, por meio de uma bolsa do International Center for Journalists (ICFJ), de Washington, trabalhou e estudou cinco semanas em jornais americanos para aprofundar-se no tema Jornalismo Multimídia. Na RBS, entrou ainda como estudante de Jornalismo e foi revisora, repórter, repórter especial, editora-executiva, editora-chefe de Zero Hora entre 1997 e 2007. De 2008 a 2012, foi diretora de Internet do Grupo RBS, responsável por lançar os sites de jornais, rádios e TVs no RS e em SC. Implementou a operação de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS no Tecnopuc. Desde 2012, vinha atuando como Diretora de Redação dos Jornais do grupo, onde, entre outras atividades, lançou o GDI (Grupo de Investigação da RBS). É integrante do Comitê Editorial da RBS desde a sua fundação. Trabalha na RBS há 40 anos.

Marco Gomes
Marco Gomes
Diretor-executivo de Operações e Entretenimento Rádios

Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação pela Universidade Gama Filho – RJ e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuou durante 19 anos no mercado de Telecom, onde iniciou sua carreira como Técnico Industrial em Eletrônica, chegando ao cargo de executivo na Brasil Telecom. No Grupo RBS desde 2011, foi gerente-executivo do Pense Imóveis, da TVCOM e de Programação, Entretenimento e Projetos da RBS TV. É coaching profissional pelo IBC-SP.

Patrícia Fraga
Patrícia Fraga
Diretora-executiva de Mercado

Patrícia Fraga é diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG) e pós-MBA pela Northwestern University – Kellog School of Management (EUA). Está no Grupo RBS há mais de duas décadas, onde já ocupou posições de liderança nas áreas de Marketing, Mercado e Gestão de Negócios.

Marcelo Abdala Leite
Marcelo Abdala Leite
Diretor-executivo de Digital e Transformação

Diretor-executivo de Digital e Transformação do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Mariana Silveira
Mariana Silveira
Diretora-executiva de Gestão e Finanças

Mariana Silveira é diretora-executiva de Gestão e Finanças do Grupo RBS desde julho de 2019. Com 27 anos de história na RBS, começou sua carreira aqui por meio do programa de trainee. É formada em Administração com pós-graduação em Finanças pela UFRGS. Também estudou Finanças na Universidade de Berkeley na Califórnia, além de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral e pela Kellogg School of Management. Ainda participou do Programa de Gestão de Investimento Alternativo da Wharton Business School. Em 2018, foi reconhecida pelo Destaques em Finanças, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS).

Caroline Torma
Caroline Torma
Diretora de Marketing

Caroline Torma é jornalista, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em História do Rio Grande do Sul. É diretora de Marketing do Grupo RBS e membro do Comitê Executivo, com dez anos de experiência em gestão da mudança, gestão de crise, endomarketing, PR, branding e gestão de eventos e gestão de produto. Executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, marca de responsabilidade social do Grupo RBS, e head do Planeta Atlântida, maior festival de música do sul do Brasil. Líder de projetos vencedores dos prêmios Top de Marketing ADVB, Aberje e Top Ser Humano ABRH. Acumula 16 anos de experiência em redações, atuando como correspondente, repórter, produtora e editora de Geral e de Economia nos jornais Agora e Zero Hora. Finalista por duas vezes do Prêmio Esso na categoria Jornalismo Científico e, em 2023, finalista do Salão ARP, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda, na categoria Profissional de Marketing do Ano.

Comitê Executivo

Claudio Toigo
Claudio Toigo
CEO do Grupo RBS

Claudio Toigo Filho é CEO do Grupo RBS desde janeiro de 2016, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUCRS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2018, foi eleito Dirigente de Comunicação do Ano no Salão da ARP.

Marta Gleich
Marta Gleich
Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte

Marta Gleich é diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985, pós-graduou-se em dois mestrados profissionalizantes: Gestão em Jornalismo e Jornalismo Digital, ambos pelo IICS de São Paulo, em 1997 e 2007. Em 2004, por meio de uma bolsa do International Center for Journalists (ICFJ), de Washington, trabalhou e estudou cinco semanas em jornais americanos para aprofundar-se no tema Jornalismo Multimídia. Na RBS, entrou ainda como estudante de Jornalismo e foi revisora, repórter, repórter especial, editora-executiva, editora-chefe de Zero Hora entre 1997 e 2007. De 2008 a 2012, foi diretora de Internet do Grupo RBS, responsável por lançar os sites de jornais, rádios e TVs no RS e em SC. Implementou a operação de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS no Tecnopuc. Desde 2012, vinha atuando como Diretora de Redação dos Jornais do grupo, onde, entre outras atividades, lançou o GDI (Grupo de Investigação da RBS). É integrante do Comitê Editorial da RBS desde a sua fundação. Trabalha na RBS há 40 anos.

Marco Gomes
Marco Gomes
Diretor-executivo de Operações e Entretenimento Rádios

Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação pela Universidade Gama Filho – RJ e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuou durante 19 anos no mercado de Telecom, onde iniciou sua carreira como Técnico Industrial em Eletrônica, chegando ao cargo de executivo na Brasil Telecom. No Grupo RBS desde 2011, foi gerente-executivo do Pense Imóveis, da TVCOM e de Programação, Entretenimento e Projetos da RBS TV. É coaching profissional pelo IBC-SP.

Patrícia Fraga
Patrícia Fraga
Diretora-executiva de Mercado

Patrícia Fraga é diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG) e pós-MBA pela Northwestern University – Kellog School of Management (EUA). Está no Grupo RBS há mais de duas décadas, onde já ocupou posições de liderança nas áreas de Marketing, Mercado e Gestão de Negócios.

Marcelo Abdala Leite
Marcelo Abdala Leite
Diretor-executivo de Digital e Transformação

Diretor-executivo de Digital e Transformação do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Mariana Silveira
Mariana Silveira
Diretora-executiva de Gestão e Finanças

Mariana Silveira é diretora-executiva de Gestão e Finanças do Grupo RBS desde julho de 2019. Com 27 anos de história na RBS, começou sua carreira aqui por meio do programa de trainee. É formada em Administração com pós-graduação em Finanças pela UFRGS. Também estudou Finanças na Universidade de Berkeley na Califórnia, além de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral e pela Kellogg School of Management. Ainda participou do Programa de Gestão de Investimento Alternativo da Wharton Business School. Em 2018, foi reconhecida pelo Destaques em Finanças, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS).

Caroline Torma
Caroline Torma
Diretora de Marketing

Caroline Torma é jornalista, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em História do Rio Grande do Sul. É diretora de Marketing do Grupo RBS e membro do Comitê Executivo, com dez anos de experiência em gestão da mudança, gestão de crise, endomarketing, PR, branding e gestão de eventos e gestão de produto. Executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, marca de responsabilidade social do Grupo RBS, e head do Planeta Atlântida, maior festival de música do sul do Brasil. Líder de projetos vencedores dos prêmios Top de Marketing ADVB, Aberje e Top Ser Humano ABRH. Acumula 16 anos de experiência em redações, atuando como correspondente, repórter, produtora e editora de Geral e de Economia nos jornais Agora e Zero Hora. Finalista por duas vezes do Prêmio Esso na categoria Jornalismo Científico e, em 2023, finalista do Salão ARP, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda, na categoria Profissional de Marketing do Ano.

Nossa vida está ligada a vida de cada gaúcho

Conheça nosso posicionamento.