Saturday, 29 de November de 2025

Streaming com estratégia: o novo palco da publicidade digital

A tecnologia mudou os padrões de consumo de uma vez por todas
Streaming com estratégia: o novo palco da publicidade digital

O digital levou o público das mídias lineares para um ambiente sob demanda, personalizado e interativo. O consumo de vídeo e áudio por streaming não transformou apenas a forma como as pessoas consomem conteúdo, mas também como interagem com a publicidade.

Segundo o relatório “Digital AdSpend 2024”, do IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, R$ 35 bilhões foram investidos em publicidade digital no Brasil em 2023, comprovando a força crescente desse mercado.

Conteúdo sob demanda é vitrine poderosa para marcas
Um estudo recente da Kantar aponta que 75% dos brasileiros acessam serviços de streaming diariamente. Em dezembro de 2024, essas plataformas concentraram 20,1% da audiência domiciliar no país. Além do vídeo, o Brasil também figura entre os maiores mercados consumidores de podcasts, com 31,94 milhões de ouvintes em 2024, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod).

Esse cenário cria oportunidades únicas para as marcas. O espaço publicitário em plataformas como Netflix, Globoplay, YouTube e Spotify cresce rapidamente, e a tecnologia aplicada nesses serviços permite segmentar anúncios por idade, localização e interesses, entregando mensagens personalizadas, interativas e integradas ao conteúdo.

Não à toa, 83% dos espectadores dizem que os anúncios em streaming aumentam a credibilidade das marcas, de acordo com a pesquisa “Por que a TV em streaming é uma compra obrigatória”, da Magnite. O estudo também aponta que esses anúncios são mais memoráveis, geram confiança e elevam a intenção de compra.

Grandes players provam o potencial da estratégia
A Magazine Luiza, por exemplo, realizou ações de branded content no Globoplay, com a personagem Lu aparecendo durante os intervalos do BBB, comentando promoções e memes do programa com linguagem alinhada à audiência. Já a Rexona criou campanhas de áudio no Spotify, com mensagens adaptadas a diferentes gêneros musicais, integrando a publicidade à experiência do usuário.

Esses e outros cases de sucesso mostram que marcas que apostam em conteúdo segmentado e multiplataforma conquistam mais visibilidade e relevância. Especialmente quando atuam em ambientes com curadoria e credibilidade, como os canais do Grupo RBS.

Conteúdos relacionados

Veja mais