Monday, 3 de November de 2025

Marcas que não são vistas não são lembradas: a importância da presença na mídia

Empresas de todos os portes e segmentos devem investir em estratégias de posicionamento para se manterem relevantes
Marcas que não são vistas não são lembradas: a importância da presença na mídia

O ditado “Quem não é visto, não é lembrado” pode parecer clichê, mas é um fato incontestável em um mercado tão dinâmico e competitivo como o atual. Sendo assim, é importante que as marcas invistam e reforcem a presença na mídia, com o objetivo de manter o nome sempre em evidência.

De acordo com o relatório Brand Lift 2023: Building Brands with Emerging Mediao que o público lembra sobre a marca é essencial para impulsionar sua elevação em mídias emergentes, como podcasts, marketing de influência e conteúdo de marca. Paralelamente, uma pesquisa da Wiser Notify aponta que 50% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de negócios que eles reconhecem.

Brand awareness e share of mind 
O conceito de reconhecimento de marca está associado à maneira como os consumidores lembram de sua empresa quando pensam em determinada categoria de produtos. Um exemplo clássico é falar sobre refrigerante e naturalmente pensar em uma latinha de Coca-Cola.

O brand awareness foca justamente em construir familiaridade e transformar a marca em referência dentro do segmento. Os pilares da estratégia envolvem a criação de identidade visual forte e posicionamento claro do que a marca representa e deseja transmitir ao mercado. Somado a isso, há ainda dois pontos essenciais: utilização de diferentes mídias e produção de conteúdo relevante.

Um indicador aliado nesse sentido é o chamado share of mind. Na prática, ele trabalha a retenção da empresa ou do produto no inconsciente do público – e a maneira como isso é refletido no cotidiano. Quanto maior esse parâmetro, mais forte a conexão emocional das pessoas e a lembrança da marca em momentos de escolha.

Conexões genuínas fazem a diferença 
É fundamental considerar, no entanto, que o reconhecimento de marca apresenta retorno de médio-longo prazo. Afinal, a construção consistente de percepção pelo consumidor é gradual e leva tempo. Para motivar essa jornada, as empresas devem estar comprometidas em investir continuamente em awareness, tendo as mídias como principais aliadas.

O time de mídia do Grupo RBS dedica-se à construção de campanhas que fortalecem conexões. Por meio de conteúdo em diversos formatos, atua como parceiro estratégico para que sua marca seja vista e lembrada em qualquer segmento.

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