Wednesday, 16 de July de 2025

Conexões que convertem: a nova era do marketing B2B

A centralidade das conexões humanas nos negócios
Conexões que convertem: a nova era do marketing B2B

Nos últimos anos, a chamada economia de relacionamento tem colocado em foco a importância das relações interpessoais e emocionais para a conquista do sucesso. Isso se estende para contextos profissionais e corporativos, reforçando como as conexões humanas são capazes de gerar benefícios financeiros e sociais.

Na nova era do marketing business-to-business (B2B), o conceito é uma abordagem estratégica voltada à construção de relacionamentos mais profundos entre as empresas. As palavras-chave são: confiança, colaboração e valor mútuo. Não é à toa que uma pesquisa da Accenture apontou que 83% dos compradores B2B buscam parceiros de negócio que entendam suas necessidades específicas antes de apresentar qualquer solução.

Hiperpersonalização e construção de relações duradouras
A ideia inicial alinha-se perfeitamente com a tendência da hiperpersonalização. Afinal, ambas buscam criar valor sob medida para cada cliente. E quando uma empresa sente que seu parceiro compreende quem ela é, o que precisa e como opera, o resultado não poderia ser outro senão uma relação duradoura e vantajosa desde o início.

Um mapeamento realizado pela McKinsey mostrou que a personalização no marketing reduz os custos de aquisição de clientes em até 50%. Além disso, essa estratégia aumenta as receitas em 5% a 15% e incrementa entre 10% e 30% o Retorno Sobre Investimento (ROI).

Habilidades sociais em tempos de inteligência artificial
Embora a tecnologia tenha seu valor para otimizar diversos processos, o traquejo social e emocional no marketing ainda são insubstituíveis. Um estudo feito pela Retail Dive revelou que 70% dos consumidores preferem interagir com humanos em vez de com robôs. Isso significa que somar eficiência ao fator humano melhora não apenas a experiência, mas também o engajamento e a retenção do cliente.

As empresas que reconhecem o valor de centralizar estratégias nas conexões humanas saem na frente. Isso porque não simplesmente vendem produtos ou serviços, mas criam dinâmicas e relacionamentos contínuos, adequados e relevantes para cada cliente.

Através de seus canais de conteúdo personalizado, o Grupo RBS atua como facilitador dessas conexões autênticas entre marcas e públicos-alvo. Seja no digital, seja nas mídias tradicionais, as ações fomentam vínculos duradouros com uma audiência dedicada.

Clique aqui e descubra como a nossa audiência pode impulsionar sua marca! 

Conteúdos relacionados

Veja mais