As demandas do consumidor e os novos modelos de marketing e venda estão em constante mudança. Dentro desse cenário, o omnichannel é uma estratégia que faz cada vez mais sentido para as empresas que desejam sair na frente da concorrência.
O conceito está relacionado à capacidade de construir presença sólida em múltiplos canais, quebrando as barreiras não apenas entre cada canal, mas também entre os ambientes online e offline. O resultado é um processo integrado e não linear, que torna a experiência do cliente muito mais agradável – unificando a relação do consumidor com a marca ao longo de toda a jornada de compra.
Por meio dessa experiência contínua, a empresa conecta e-commerce, loja física, app, chatbot, redes sociais, call centers e qualquer outro canal de interesse, permitindo ao consumidor ir de um para o outro com total fluidez. A homogeneidade do omnichannel aumenta o engajamento e a satisfação do cliente. Isso porque, mais do que ter uma jornada livre entre canais, ele o faz sem interrupções, sempre continuando de onde parou.
Em paralelo, a presença bem desenvolvida em vários canais fomenta o alcance e a consistência da mensagem a ser transmitida, fato que reforça o reconhecimento da marca. A coesão entre pontos de contato e serviços (online e offline) faz com que o consumidor valorize mais a sua empresa.
Embora tal reconhecimento nem sempre resulte em conversão instantânea, a marca será lembrada como uma opção fácil, cômoda e confiável quando esse momento chegar. De acordo com uma pesquisa da Aberdeen Group, empresas que têm forte envolvimento com os consumidores no omnichannel retêm, em média, 89% dos clientes – enquanto as que assumem uma dinâmica fraca, encantam apenas 33% das pessoas.
O ponto-chave aqui é que a omnicanalidade é bastante flexível. Por isso, pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos, seja B2C, seja B2B. Amazon, Apple, Disney e outras gigantes já abraçaram a estratégia e servem de inspiração para as marcas que desejam desfrutar das vantagens do omnichannel.