Friday, 22 de December de 2023

Principais tendências de compras para 2024

Pesquisa aponta questões sociais e gerenciamento de preços como pontos cruciais para as empresas no próximo ano
Principais tendências de compras para 2024

O relatório “Marketing Trends 2024”, lançado pela Kantar, reúne as principais tendências de marketing para o próximo ano. O estudo visa orientar empresas e profissionais a aproveitarem de forma mais eficiente as transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores.

Dentre os principais destaques relacionados às compras, a pesquisa aponta que será ainda mais importante para as empresas estarem bem-posicionadas em relação às questões sociais e ambientais. Isso porque 80% dos consumidores globais dizem estar dispostos a fazer um esforço para adquirir produtos e serviços de companhias que apoiam causas relevantes para eles.

Vale destacar também que um em cada dois compradores globais preferem consumir de marcas menores sempre que possível. Grandes empresas, por sua vez, precisam trabalhar com agilidade, centralização no consumidor e decisões baseadas em dados para chamar atenção do usuário.

Outro ponto que merece destaque é a inteligência artificial. Segundo a Kantar, 67% dos profissionais se sentem positivos em relação às possibilidades da IA generativa. Com a indústria explorando a tecnologia para o processo de desenvolvimento de conteúdo, a necessidade de entender a efetividade desse recurso relacionado às compras será importante no próximo ano – e no futuro.

Os dados ainda revelam que a premiunização pode ser um caminho para o sucesso. Em 2024, profissionais e empresas devem se apoiar no gerenciamento de preços para garantir que preço e valor se alinhem. Esse movimento ocorre por conta da inflação, que vem atingindo o bolso dos consumidores e fazendo com que as empresas recorreram a fatores como promoções, reduflação e descontos para manter a participação no mercado.

Acompanhar essas transformações da sociedade, contudo, exigirá um posicionamento claro por parte das marcas. Ainda que algumas atitudes possam provocar controvérsias, ser autêntico e tomar partido são pontos cruciais, de acordo com a Kantar, para construir uma conexão mais forte com os consumidores.