Monday, 6 de January de 2025

Previsões econômicas para 2025: panorama nacional e regional

Saiba por que a economia traz desafios e oportunidades para os empreendedores gaúchos neste ano.
Previsões econômicas para 2025: panorama nacional e regional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê o crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025. O valor é reflexo dos esforços de reconstrução que têm sido feitos, em especial do Rio Grande do Sul.

Embora o crescimento sustentado pelo consumo possa desacelerar em 2025 – por conta da elevação das taxas de juros pelo Banco Central –, há a expectativa de que esse cenário seja revertido com a redução gradual da Selic. Isso é o que mostra o estudo Cenário Macroeconômico Global e Brasil 2025, feito pelo Centro de Inteligência em Médias Empresas da Fundação Dom Cabral (FDC).

Especialistas no assunto apontam que o otimismo para o próximo ano depende de reformas estruturais e da criação de condições favoráveis de investimento no País. E vale destacar que agências de risco, como a Moody's, já indicaram uma perspectiva positiva nesse sentido. Então, o ponto-chave aqui é que os cenários que moldarão a economia em 2025 devem trazer não apenas desafios, mas também oportunidades para as empresas.

Por isso, é fundamental que as companhias se dediquem a criar um planejamento financeiro bem embasado e flexível. Ser capaz de fazer ajustes nas finanças será determinante para acompanhar possíveis mudanças e variações de mercado em 2025. Montar uma reserva para emergências também é uma boa prática para empreendedores que desejam prosperar.

As empresas gaúchas ainda podem contar com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Criado pelo governo do Rio Grande do Sul, o documento traça estratégias e ações focadas em impulsionar o PIB do Estado, impactando positivamente a economia local e potencializando negócios. 

Conteúdos relacionados

Veja mais