Monday, 17 de June de 2024

O sol renasce na base da economia gaúcha

Estratégias e oportunidades para a retomada do varejo no Rio Grande do Sul
O sol renasce na base da economia gaúcha

O ICVA, Índice Cielo de Varejo Ampliado, apontou crescimento de 4,7% (descontada a inflação) em maio, no Rio Grande do Sul. “O faturamento do varejo subiu, impulsionado principalmente pela compra de produtos essenciais encontrados em supermercados, postos de gasolina e farmácias. Também houve crescimento no setor de móveis, eletro e departamento, possivelmente provocado pelas perdas de itens desta categoria nas enchentes”, completa o vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, Carlos Alves.

Chegada do frio movimenta o vestuário

Nas trinta cidades mais afetadas pelas enchentes – com exceção de Porto Alegre –, o Varejo cresceu 2,7%, de 27 de maio a 2 de junho. Nestas cidades também vemos outros setores crescendo, como vestuário, possivelmente por causa da onda de frio nessas últimas duas semanas.

Como retomar as datas promocionais?

 - Flexibilidade nas Datas: Se as vendas nas datas tradicionais como Dia das Mães e Dia dos Namorados foram comprometidas, considere a criação de novas datas promocionais.

 - Produtos Sustentáveis: Promova produtos sustentáveis e práticas ecológicas, demonstrando um compromisso com a prevenção de futuras catástrofes ambientais.

 - Promoções Personalizadas: Em vez de focar em promoções padrão, crie ofertas que atendam às necessidades emergentes da comunidade como descontos em produtos essenciais ou em materiais de construção.

O momento ainda é sensível, mas, mais do que nunca, há uma demanda que permaneceu reprimida desde as primeiras semanas da tragédia. Como a sua marca pode contribuir com os gaúchos nessa retomada?

Mais do que nunca a experiência conta

Neste momento inicial é fundamental preparar toda a equipe (do marketing aos vendedores) para que a interação com o cliente seja pautada na empatia e resiliência. Isso envolve desde o acolhimento nos espaços físicos – oferecendo um ambiente de conforto e segurança – até a adaptação dos métodos de venda, como o uso de vídeo chamadas, delivery personalizado e outras conveniências que facilitem o acesso aos produtos necessários.

Compra de Reposição x Indulgência

Muitos clientes estão comprando por necessidade urgente, para repor itens perdidos ou danificados, enquanto outros buscam no consumo, um respiro ou uma forma de encontrar alívio emocional. A habilidade de discernir essas motivações através de uma comunicação efetiva e sensível é mais necessária do que nunca. O papel do vendedor, e por extensão do empresário, se assemelha ao de um ouvinte atento que não só vende, mas oferece apoio emocional.

“A hora de estar no Rio Grande do Sul é agora. O momento de buscar oportunidades é este. Não tenha receio. Venha. Porque olhar para frente com o otimismo de quem acredita no potencial dos negócios é uma obrigação de quem conhece o histórico repleto de façanhas que por aqui acontecem.” Fernando Silveira, Presidente da ARP.

 

Fontes:
Colunista Priscila Marco, matéria Como o Varejo gaúcho pode recomeçar depois da enchente.
O Estafeta e Rio Grande do Sul – Associação Riograndense de Propaganda – Junho 2024.

Conteúdos relacionados

Veja mais