A Expointer reúne as últimas novidades em inovação, tecnologia de ponta, genética e raças de animais. Com a credibilidade que acumulou ao longo dos anos, a feira tornou-se um dos eventos agropecuários e de maquinário mais importantes da América Latina.
Sua primeira edição foi realizada em 1901, nos pavilhões fechados do Campo da Redenção (conhecido atualmente como Parque Farroupilha). Na época, foi chamada de 1ª Exposição de Produtos do Estado. Oito anos mais tarde, mudou de nome e passou a se chamar Exposição Agropecuária de Porto Alegre.
– Foi assim até 1972, quando ocorreu a 1ª Exposição Internacional de Animais, a Expointer, com a participação de diversos países. Hoje, o evento está em sua 47ª edição e reúne multidões. Em 2023, foram mais de 822 mil visitantes e mais de R$ 8 bilhões em comercialização durante os nove dias de feira – destaca o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn.
Quais são os perfis dos visitantes que passam pela feira?
A Expointer reúne público de diversas regiões do Estado e do Brasil, além de delegações internacionais. Pela feira, circulam desde agricultores, empreendedores, profissionais das áreas técnicas, pesquisadores, criadores de animais e representantes de setores produtivos ligados ao agronegócio até estudantes, políticos e profissionais de imprensa. Trata-se de um evento destinado a todos e com atrativos para as mais diversas faixas etárias.
Como a Expointer impacta o setor agropecuário e a economia do Rio Grande do Sul?
Atualmente, cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado é representado pelo agronegócio. O Rio Grande do Sul é historicamente conhecido pela posição que ocupa na oferta de alimentos. Somado a isso, está entre os principais estados que contribuem para a produção agropecuária nacional destinada ao mercado interno e à exportação.
De acordo com o IBGE, o RS é detentor do segundo maior rebanho de equinos, do sétimo maior rebanho de bovinos e bubalinos, e do terceiro maior rebanho de ovinos em território nacional. E o que há de melhor no Rio Grande do Sul pode ser visto na Expointer. A feira é uma verdadeira vitrine do agro brasileiro, enquanto sua realização, diante da catástrofe climática que passamos, é sinal de retomada econômica e superação.
Quais são os efeitos sociais do evento?
A Expointer movimenta a economia do Rio Grande do Sul e oportuniza a realização de negócios nos ramos de agricultura e pecuária. Como ponto alto da feira, ela também cria cerca de 30 mil postos de trabalho diretos, o que possibilita geração de emprego e renda nesse momento de reestruturação do povo gaúcho.
Quais serão os principais destaques da edição de 2024?
A feira está de cara nova. Os muros e as esferas, símbolos da Expointer, foram totalmente revitalizados com as cores que representam o Rio Grande do Sul. Diversas reformas emergenciais também foram realizadas, entre elas pavimentação de ruas, pintura de pavilhões, melhora nas estruturas sanitárias, abertura de novas vagas de estacionamento e manutenção da rede elétrica e hidráulica. Além disso, algumas ações de bastidores não serão vistas, mas garantirão a melhor experiência para o público que visitar o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil durante o evento.
Serviço
Expointer 2024
Data: de 24 de agosto a 1º de setembro
Local: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil - BR 116 - KM 13 - Esteio
Horário: das 8h às 20h30
Site: www.expointer.rs.gov.br