Comemorado em 11 de agosto, o Dia dos Pais é uma data muito importante para o comércio brasileiro. Isso porque se trata de uma excelente oportunidade para potencializar vendas e fidelizar clientes. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas este ano deve alcançar R$ 7,7 bilhões.
Uma pesquisa do Opinion Box aponta que 59% dos brasileiros têm intenção de presentear alguém no Dia dos Pais 2024. Desse volume, 33% planejam gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 19% pretendem comprar presentes com valores entre R$ 201 e R$ 300.
Entre as categorias de produtos, destacam-se Moda e Acessórios (47%), Esportes (24%), Beleza e Cosméticos (22 %) e Eletrônicos e Informática (20%). Outros setores como Viagem e Turismo (12%), Joias (71%) e Casa e Decoração (6%) também aparecem na lista de intenção de compra.
Uma parcela das pessoas ainda não abre mão de estar presente nesse dia especial. De acordo com um levantamento da Globo, 33% dos brasileiros pretendem preparar uma refeição para os papais. Para isso, devem comprar ingredientes, preparos e bebidas especialmente para a ocasião.
Os dados evidenciam que o Dia dos Pais não deve passar em branco nas estratégias do seu negócio. Por se tratar de uma data muito emocional, as marcas que souberem trabalhar bem suas campanhas, impactando o consumidor de maneira sincera e sentimental, podem abrir portas para relacionamentos mais duradouros. Isso impactará o tíquete médio e a taxa de conversão não apenas nessa data, mas também em todas as outras oportunidades de compra ao longo do ano.