Créditos da imagem: Jefferson Bottega
Nos momentos mais desafiadores é que o verdadeiro propósito das marcas se revela. O Rio Grande do Sul atravessa um dos períodos mais difíceis de sua história, e é nesse contexto que observamos alguns movimentos de marcas e organizações que estão comunicando suas ações em prol dos gaúchos. Da mesma forma, algumas empresas optam por agir sem comunicar. Entendemos que cada marca tem suas motivações, mas é importante ressaltar que o silêncio também comunica.
Segundo o estudo Persona, realizado em março/2024 pelo Grupo RBS, o gaúcho é conhecido como consumidor leal às marcas, sendo assim, não vai esquecer daquelas que lhe estenderam a mão em seu pior momento. Nem daquelas que preferiram calar.
Gaúchos em movimento: são os afetos que colocam os gaúchos em movimento. Portanto, é através do afeto, empatia e sensibilidade que as marcas podem se comunicar neste momento aqui no nosso estado.
Um Rio Grande do Sul em reconstrução
Há um Rio Grande do Sul que precisa ser reconstruído; muitas cidades foram atingidas. Mas, ao mesmo tempo, existe um Rio Grande do Sul que não foi atingido diretamente pela água, são quase 9 milhões de gaúchos que estão ativos e que precisam continuar trabalhando, consumindo, produzindo, circulando e buscando recursos para auxiliar na reconstrução e, juntos, superarmos esse momento.
Em momentos de crise, do tamanho da que estamos vivenciando, comunicar significa manter-se presente e manter-se como empresa socialmente relevante e responsável. Os gaúchos esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança. Precisamos manter os negócios, fazer a economia girar para o estado ficar mais forte.
Continue confiando no Rio Grande do Sul.
Fonte: Meio e Mensagem – É hora da “viração” – Maio 2024
Fonte: O Silêncio também comunica – Cordão e ARP– Maio 2024
Fonte: Estudo Persona – Grupo RBS – Março 2024