Sunday, 26 de May de 2024

Como agir e comunicar em momentos difíceis

Direcionamentos estratégicos para a reconstrução econômica do Rio Grande do Sul
Como agir e comunicar em momentos difíceis

O Rio Grande do Sul passa por um dos momentos mais difíceis de sua história. Juntos, podemos reerguer nosso estado de forma otimista, apostando na retomada da economia local. É hora de sua marca fortalecer seu posicionamento, relacionamento e confiança com o público gaúcho, através da ação e da comunicação.

 

Aqui, propomos alguns direcionamentos que podem ser adotados pelas empresas, que refletem na reconstrução do estado:

 

Direcionamento 1: A comunicação precisa continuar

Além da comunicação social, continue comunicando seus produtos e serviços nas plataformas de mídia, mantendo a conexão ativa com seu público e adotando, se necessário, medidas provisórias para atender as demandas da comunidade. É importante continuar presente no cotidiano da população, mostrando a relevância da marca, impulsionando o conceito de essencialidade do seu negócio para a sociedade e criando senso de pertencimento em cada diálogo.

 

Direcionamento 2: Medidas para impulsionar a economia

Em tempos de reconstrução, seu posicionamento deve destacar como a marca está engajada em gerar novas soluções, que facilitem o acesso do público ao seu produto ou serviço. Comunique as medidas tomadas pela empresa em novas condições de preço ou pagamento, opções provisórias de logística e foque em produtos do seu portfólio que são mais essenciais para o momento.

 

Direcionamento 3: Fomente o otimismo e a confiança

A economia precisa girar e a sua marca é peça fundamental para o fortalecimento da reconstrução do estado. Com viés otimista, estimule a volta da confiança da população no mercado gaúcho, mostrando a excelência dos produtos locais para a geração de renda e empregos.

 

Direcionamento 4: Se a sua marca não é gaúcha...

Aposte na força do Rio Grande nesse momento e invista na comunicação daqui. O estado possui o 4º maior PIB do Brasil e sua marca pode ajudar na reconstrução da nossa potência econômica. Incentivar o giro da economia local mostra que sua marca está engajada na causa e sua ação será sempre lembrada pelos gaúchos.

 

 

Fontes: Meio e Mensagem – E hora da “virada”? – Maio 2020 

Fonte: CDL – Soluções que ajudam a reconstruir o Rio Grande do Sul – Maio 2020 

Fonte: FIERGS – O futuro econômico do Rio Grande do Sul e o superávit positivo do país – Maio 2014 

Fonte: A importância da comunicação em tempos de crise: apontamentos – Revista Exame – Outubro 2023

Conteúdos relacionados

Veja mais