Com as mudanças massivas no comportamento do consumidor, tópicos como a humanização de marca deixam de ser um diferencial e passam a ser estratégicos. Um estudo da Salesforce, por exemplo, aponta que 84% dos consumidores acreditam que a experiência fornecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços . Entre as novas maneiras de interagir com o público, um dos caminhos sem volta é trazer essa dinâmica para a comunicação da empresa, seja B2C, seja B2B. Afinal, por trás de toda decisão de negócio, há uma pessoa.
Adotar o marketing humanizado supre uma exigência latente por parte do consumidor: ir além da compra. O foco aqui passa a ser a experiência antes, durante e após o processo. Um estudo da Harvard Business Review revelou que empresas que investem em uma experiência personalizada e humanizada conseguem aumentar a retenção de clientes em até 15% . Por isso, o ponto-chave dessa abordagem é ser capaz de demonstrar os valores da marca e sua diferenciação no mercado enquanto cria conexões mais autênticas com o público-alvo.
É fundamental, contudo, que essa aproximação seja motivada pelo desejo de atender necessidades e desenvolver relacionamentos genuínos. A marca deve estar engajada às demandas do consumidor e agregar valor à rotina dele por meio de produtos, serviços e conteúdo autoral relevantes. Dados do Edelman Trust Barometer indicam que 81% dos consumidores afirmam que confiar em uma marca é um fator decisivo em sua escolha de compra.
O principal trunfo da comunicação humanizada no B2B é a possibilidade de ultrapassar a posição de fornecedor, tornando-se um verdadeiro parceiro das empresas. E embora a automatização seja valiosa para otimizar processos, o fator humano não pode ser deixado de lado. Pelo contrário, precisa ser explorado de maneira estratégica, com o propósito de criar interações mais pessoais e virtuosas.
Naturalmente, tal abordagem favorece o fortalecimento de marca e a criação de vínculos de longo prazo. Como resultado, humanizar a comunicação aumenta a sensação de confiança no momento das negociações, já que traz emoção e empatia para processos que, até pouco tempo, eram engessados e impessoais. Pesquisas indicam que 71% dos consumidores preferem comprar de marcas que alinham valores pessoais aos seus .
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Fontes:
- Salesforce - State of the Connected Customer
- Harvard Business Review - Personalization and Trust
- Edelman Trust Barometer