imagem: thiago correa
Estudo e networking são duas atividades-chave quando o objetivo é ter sucesso no mundo do empreendedorismo. Uma das melhores maneiras de colocar isso em prática é participar de eventos dedicados ao nicho de interesse. Afinal, são ótimas oportunidades para conversar com gente experiente, fechar novos negócios e ainda aprender muito.
A Feira Brasileira do Varejo (FBV), por exemplo, é o principal evento de negócios, marketing e varejo do País – um ambiente de insights exclusivos sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia. Este ano, o encontro acontece entre 21 e 23 de maio no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.
A programação inclui palestras, workshops e painéis divididos em quatro palcos: Negócios; MKT e Vendas; Pequenos Gigantes; e Mão na Massa. Lee Peterson (vice-presidente executivo na WD Partners), Arthur Igreja (co-fundador da plataforma AAA Inovação) e Alexandra Casoni (empresária e integrante do Shark Tank Brasil) são alguns dos nomes que compõem a lista de palestrantes.
Em entrevista, Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA, dá mais detalhes a respeito da Feira Brasileira do Varejo 2025. Confira!
Qual é a proposta e a essência da FBV?
A Feira Brasileira do Varejo tem como propósito fortalecer o setor varejista e realizar negócios e conexões. Mais do que isso, visa reforçar seu papel estratégico e inovador, convergindo temas de interesse como Inteligência Artificial (IA), experiência do consumidor, gestão de negócios, marketing e tecnologia.
Como o evento nasceu e se desenvolveu ao longo das edições?
A primeira FBV foi realizada em 2013, inspirada na NRF Retail’s Big Show – a maior feira de varejo do mundo –, que ocorre todos os anos em Nova York, nos Estados Unidos. Indústria, tecnologia e vários outros setores no Brasil já contavam com feiras consolidadas. O varejo, no entanto, não tinha nenhum grande evento voltado exclusivamente para suas dores, oportunidades, tendências e conexões. Com o passar dos anos, a feira cresceu e se moldou aos anseios do setor de comércio, trazendo temas relevantes relacionados ao momento de realização de cada edição.
Qual é o tema principal da edição de 2025 e o que ele evoca?
O mote da FBV 2025 é “Viva o Futuro do Presente”. Esta edição traz o conceito das tendências reais ao redor do mundo que estão sendo aplicadas na realidade e no dia a dia do varejo no Brasil.
Quais são os destaques e as experiências à disposição do público na edição de 2025?
Os pontos altos da feira são os palestrantes de renome nacional e internacional, bem como os quatro palcos focados em conteúdos distintos que se complementam. Os mais de 100 expositores – com produtos e serviços prontos para gerar negócios e conexões valiosas – são outro grande destaque.
Qual impacto a feira deixa no mercado e por que ela é regionalmente importante?
A FBV é um evento com gente engajada, que mostra que o setor pulsa forte, faz negócios, gera conexões e impacta diretamente o dia a dia das pessoas. Além de mostrar como o povo gaúcho é trabalhador, o evento visa fomentar a economia local e fortalecer o segmento – por meio do desenvolvimento da região e da busca para alcançar novos mercados. Por fim, também traz atualizações valiosas do que tem de melhor no setor.
Grandes lições
Durante os três dias de Feira Brasileira do Varejo, o ecossistema criado atua como um meio ativo de atualização e inspiração. Os insights e ensinamentos de especialistas de diversas áreas – e de quem viveu na prática os desafios de empreender – são combustíveis poderosos para fazer desde o micro até o grande negócio prosperar.