Friday, 22 de December de 2023

Colaboradores preferem vagas de trabalho híbrido e home office

59% das empresas brasileiras exigem que colaboradores compareçam ao escritório somente em dias específicos
Colaboradores preferem vagas de trabalho híbrido e home office

Evitar deslocamentos cansativos e ter mais tempo para ficar com a família ou planejar compromissos pessoais são algumas das principais vantagens de trabalhar em casa. Fatores como esses, aliados à praticidade das atividades remotas, fizeram com que as vagas híbridas e em home office se consolidassem como as favoritas entre os brasileiros.

De acordo com a 24ª edição do "Índice de Confiança Robert Half" (ICRH), divulgado em junho de 2023, 76% dos profissionais do país consideram a modalidade híbrida o modelo ideal de trabalho. Atualmente, 59% das empresas brasileiras funcionam dessa maneira, exigindo que os colaboradores compareçam ao escritório somente em dias específicos.

O home office, por sua vez, tem a preferência de 18% dos trabalhadores. Hoje, 8% das companhias do país contam com funcionários que atuam somente em casa.

Apenas 6% dos entrevistados que participaram do estudo preferem trabalhar presencialmente full time. Apesar disso, o modelo ainda é adotado por 33% das empresas no Brasil.

A expectativa é de que as vagas de trabalho sejam cada vez mais adaptadas, de acordo com as preferências dos trabalhadores. Isso porque 38% daqueles que atuam de forma híbrida ou remota afirmam que buscariam um novo emprego caso fossem obrigados a adotar uma rotina 100% presencial. 

39% dos recrutadores entrevistados pela Robert Half disseram que já viram esse tipo de movimento acontecer após anúncios de retorno ao trabalho presencial. Além disso, 23% têm receio de que isso ocorra com mais frequência no futuro.