Em agosto, entraram em vigor as tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Os encargos anunciados pelo governo norte-americano foram de zero para até 50% – no entanto, há também uma lista com mais de 700 exceções.
Para o Rio Grande do Sul, os EUA são o segundo maior destino de exportação e o terceiro maior de importação. Atualmente, a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é concentrada na indústria de transformação – que converte matéria-prima em produtos acabados ou intermediários.
Dentro do tarifaço, 15% das exportações do RS se enquadram na lista de exceções das sobretaxas. Os outros 85% taxados incluem produtos como tabaco, calçados, celulose, madeira, carne bovina e óleos.
A boa notícia é que o Governo Federal já colocou em ação um plano para proteger as empresas e apoiar os setores impactados pelas taxas. Para isso, oferece ajuda financeira, alívio tributário e acesso ao crédito. Até o final de setembro, os empréstimos aprovados pelo Plano Brasil Soberano, pacote de socorro ao chamado “tarifaço”, já somavam R$ 2,1 bilhões. Em paralelo, existe também uma Medida Provisória que prevê R$ 30 bilhões em linhas de financiamento via Fundo de Garantia à Exportação (FGE).
Estratégia aliada em todos os mercados
O investimento em mídia sempre foi uma ferramenta relevante para proteger e prosperar negócios, pois é um meio seguro e estratégico de continuar em evidência. Em momentos como o atual, a abordagem é crucial para manter a visibilidade, reforçar a imagem da marca e fortalecer o relacionamento com os clientes.
A ideia é mostrar que a empresa está consciente e se adaptando às novas dinâmicas de mercado para manter seus padrões de atendimento e qualidade. Somado a isso, um estudo da 8D Hubify revelou que, em 2024, 28,6% dos negócios brasileiros identificaram a mídia paga como a estratégia que mais gerou retorno sobre investimento (ROI).
A prática ainda é recomendada e positiva porque permite alcançar novos públicos e mercados – dinâmica fundamental para as empresas impactadas pelo tarifaço. Atrair a atenção de pessoas que ainda não conhecem a marca oportuniza expandir seu alcance e, por consequência, ampliar a geração de leads e a conversão de vendas.
O Grupo RBS conta com um time de mídia dedicado à construção de campanhas que fortalecem a conexão entre marcas e audiências locais e nacionais. Tanto no digital quanto nos meios tradicionais, essas ações fomentam vínculos duradouros e tornam as empresas referência na memória do público.
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