Wednesday, 28 de February de 2024

Como aproveitar o hype do BBB para vender mais

Acompanhado por 59% da população, reality show da TV Globo é o mais assistido pelos brasileiros
Como aproveitar o hype do BBB para vender mais

Em um mercado cada vez mais acirrado, apostar em estratégias de marketing inteligentes pode ser o diferencial capaz de colocar uma empresa à frente da concorrência. Uma das formas de fazer isso é por meio da sazonalidade – ou seja, trabalhando produtos ou serviços que possuem maior relevância para o cliente em períodos específicos do ano.

A estratégia, no entanto, não precisa se restringir a datas comemorativas, como é comumente usada. O marketing sazonal também pode envolver eventos que se transformam no assunto do momento por dias, semanas ou meses. Esse é o caso do programa Big Brother Brasil (BBB).

A atração da TV Globo é o reality show mais assistido pelos brasileiros – 59% dizem acompanhar o BBB, segundo estudo da empresa de tecnologia MindMiners. Logo, é possível aproveitar o conteúdo como gatilho para marketing, promoções e vendas.

Isso, contudo, funciona apenas caso o público da empresa seja o mesmo que acompanha o programa. Um mapeamento realizado pela IMO Insights revelou que a maior parte das pessoas que assiste ao BBB é Millennial – 54% delas nasceu entre 1984 e 1995. A pesquisa também revela que esse público é de classe média, da região Sudeste e acompanha assuntos de entretenimento nas horas de descanso e em pausas no trabalho.

Uma vez que os públicos deem match, a empresa pode aproveitar o hype do Big Brother Brasil para engajar e vender mais. Aqui, a dica de ouro é que os responsáveis pelo planejamento de conteúdo e postagens entendam o reality show e as movimentações do jogo. Para isso, é possível acompanhar o pay-per-view ou optar pelo X (antigo Twitter). Ambos servem de apoio para o produtor não errar o timing e o discurso.

Com base nesses termômetros, a recomendação é usar o contexto do BBB em campanhas anteriormente bem-sucedidas. Isso é, pegar as ações que tiveram acerto na linguagem, na geração de leads, na finalização das vendas e em outras etapas da jornada do cliente e aplicar a identidade visual, os bordões e os sons característicos do programa.

Se a campanha seguir esse modelo, poderá gerar bons resultados. Isso porque 59% dos espectadores afirmaram que começaram a consumir algum produto após serem impactados pela exposição do programa. Os dados são de um levantamento do Instituto Qualibest.