A Semana Farroupilha é a principal celebração às tradições gaúchas. Ela ocorre ao longo de setembro – com destaque para o dia 20, o Dia do Gaúcho. O ponto-chave do evento é o fato de abranger toda a população do Estado, seja nos festejos, seja na movimentação do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou da indústria.
A homenagem não apenas honra a cultura gaúcha, mas também fomenta os negócios na região. Por isso, durante o período, as marcas têm a chance de se comunicar e fortalecer o relacionamento com o consumidor do Rio Grande do Sul por meio da valorização da cultura local.
Trazer o tema para as estratégias de marketing exige conhecimento pleno e respeito às tradições, bem como muita criatividade. Afinal, mesmo as marcas que não atuem com artigos gauchescos podem integrar tal essência a ações especiais durante os festejos.
Em 2023, por exemplo, a Melitta comercializou seu café tradicional com uma embalagem desenvolvida especialmente para homenagear o Rio Grande do Sul. A ilustração trouxe elementos como o campo de araucárias, as aves típicas, um casal dançando a invernada e um gaúcho finalizando a chula. O produto ficou nas gôndolas das lojas do Estado durante todo o mês de setembro.
Entretanto, diversas outras ações têm grande valor dentro do espírito da celebração. Sorteios, brindes, cupons de desconto, newsletter temáticas e experiências imersivas são ótimos recursos para destacar e enaltecer a cultura do RS. O mesmo vale para o uso das cores da bandeira do Estado nas comunicações online e offline.
A homenagem ao orgulho gaúcho pode atrair o consumidor que busca se conectar às suas raízes por meio de marcas que reconheçam e respeitem as tradições. Lembre-se de que o 20 de setembro é a data comemorativa mais importante do calendário do Rio Grande do Sul. Negligenciar as festividades é abrir mão da oportunidade de conquistar e fidelizar milhões de clientes.