Parte do sucesso do pequeno empreendedor no Brasil vem da capacidade de se manter antenado e atualizado às principais tendências. Isso permite descobrir e aproveitar todas as oportunidades que o mercado tem a oferecer.
Confira, abaixo, cinco tendências que ganham força em 2025.
1. Sustentabilidade
A adoção de práticas sustentáveis deixou de ser diferencial e se tornou indispensável para prosperar em qualquer mercado. Isso porque não apenas os consumidores, mas também as grandes empresas, contratantes e os fornecedores estão considerando esse ponto como essencial na hora de fechar negócios. Sendo assim, além de promover a preservação da vida no planeta, essas práticas vão alinhar os pequenos empreendimentos à demanda mundial por maior responsabilidade ambiental.
2. Blockchain
De maneira geral, o blockchain é uma solução que valida transações e processos digitais, garantindo a autenticidade de documentos e informações. A confiança surge do fato de a tecnologia ser transparente – isto é, está disponível para visualização a qualquer momento – e inalterável, fato que reduz o risco de fraudes e aumenta o nível de credibilidade dos dados disponíveis.
3. Automação
Cada vez mais popular e acessível, a automação segue como forte tendência para 2025 por conta do avanço da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT). Mecanizar processos repetitivos reduz custos operacionais e aumenta a eficiência geral do negócio. Isso acontece porque, mais do que promover operações mais ágeis e produtivas, ajuda o negócio a otimizar recursos, evitar desperdícios e reduzir seu impacto ambiental.
4. Personalização
Exigente e empoderado, o consumidor tem buscado experiências cada vez mais singulares. Um estudo da Dassault Systèmes mostra que 83% dos consumidores brasileiros desejam produtos e serviços personalizados – e estão dispostos a pagar até 25,3% a mais por eles. Isso se dá porque acreditam que tais produtos e serviços são capazes de atender suas necessidades de maneira mais específica e única.
5. Comunicação omnichannel
O conceito tem a ver com a construção de presença sólida em múltiplos canais, eliminando não apenas as barreiras entre eles, mas também entre os ambientes online e offline. Na prática, envolve conectar e-commerce, loja física, aplicativo, chatbot, redes sociais e call centers, permitindo que o cliente vá de um para o outro com total fluidez. Esse processo não linear unifica a relação do consumidor com a marca ao longo da jornada de compra, tornando a experiência mais agradável.