Wednesday, 22 de January de 2025

Tendências de negócios promissoras para pequenos empreendedores em 2025

Confira o que estará em alta neste ano e como a atualização pode manter sua empresa em destaque
Tendências de negócios promissoras para pequenos empreendedores em 2025

Parte do sucesso do pequeno empreendedor no Brasil vem da capacidade de se manter antenado e atualizado às principais tendências. Isso permite descobrir e aproveitar todas as oportunidades que o mercado tem a oferecer.

 

Confira, abaixo, cinco tendências que ganham força em 2025.

 

1. Sustentabilidade 

A adoção de práticas sustentáveis deixou de ser diferencial e se tornou indispensável para prosperar em qualquer mercado. Isso porque não apenas os consumidores, mas também as grandes empresas, contratantes e os fornecedores estão considerando esse ponto como essencial na hora de fechar negócios. Sendo assim, além de promover a preservação da vida no planeta, essas práticas vão alinhar os pequenos empreendimentos à demanda mundial por maior responsabilidade ambiental. 

 

2. Blockchain 

De maneira geral, o blockchain é uma solução que valida transações e processos digitais, garantindo a autenticidade de documentos e informações. A confiança surge do fato de a tecnologia ser transparente – isto é, está disponível para visualização a qualquer momento – e inalterável, fato que reduz o risco de fraudes e aumenta o nível de credibilidade dos dados disponíveis. 

 

3. Automação 

Cada vez mais popular e acessível, a automação segue como forte tendência para 2025 por conta do avanço da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT). Mecanizar processos repetitivos reduz custos operacionais e aumenta a eficiência geral do negócio. Isso acontece porque, mais do que promover operações mais ágeis e produtivas, ajuda o negócio a otimizar recursos, evitar desperdícios e reduzir seu impacto ambiental. 

 

4. Personalização 

Exigente e empoderado, o consumidor tem buscado experiências cada vez mais singulares. Um estudo da Dassault Systèmes mostra que 83% dos consumidores brasileiros desejam produtos e serviços personalizados – e estão dispostos a pagar até 25,3% a mais por eles. Isso se dá porque acreditam que tais produtos e serviços são capazes de atender suas necessidades de maneira mais específica e única.  

 

5. Comunicação omnichannel 

O conceito tem a ver com a construção de presença sólida em múltiplos canais, eliminando não apenas as barreiras entre eles, mas também entre os ambientes online e offline. Na prática, envolve conectar e-commerce, loja física, aplicativo, chatbot, redes sociais e call centers, permitindo que o cliente vá de um para o outro com total fluidez. Esse processo não linear unifica a relação do consumidor com a marca ao longo da jornada de compra, tornando a experiência mais agradável. 

 

 

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