Um diferencial para o sucesso de qualquer empresa é a capacidade de se manter atualizada nos assuntos em alta no mercado. Conhecer e saber aplicá-los à operação permite ao negócio sair na frente da concorrência e conquistar o consumidor. Descubra, a seguir, algumas das principais tendências para 2025.
Agronegócio
Com o Plano Safra 2024/2025 em atividade, o agronegócio brasileiro está aquecido por uma série de investimentos e incentivos para atingir grandes resultados. Em paralelo, políticas governamentais atuam para reduzir impactos climáticos e aumentar a sustentabilidade dentro do setor, enquanto as novas tecnologias potencializam a produtividade e a eficiência.
A cadeia de carne bovina projeta que o mercado de pecuária será pungente em 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a exportação do produto cresceu 29,9% este ano, enquanto a demanda da China pela carne brasileira aumentou em 44,5%. Os números corroboram para expectativas de recordes em 2024 e a abertura de mais oportunidades de venda para os pecuaristas.
Tecnologia
A inteligência artificial, grande estrela de 2024, segue em destaque para o próximo ano. No entanto, o ponto-chave da tecnologia é a implementação em convergência com a inteligência humana. As empresas devem ser capazes de compreender e combinar o melhor dos dois mundos para otimizar o trabalho diário e potencializar habilidades e capacidades dos times em cada área do negócio.
Somado a isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2025 será o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. Mesmo que a chamada computação quântica ainda não esteja amplamente integrada ao dia a dia das empresas, já existem casos de sucesso para a resolução de problemas em áreas como finanças e logística. No próximo ano, a conexão dessa tecnologia com a nuvem deve torná-la mais acessível. Por isso, é importante que os empreendedores estudem seu potencial para potencializar atividades e o negócio como um todo.
Com o avanço das ameaças digitais, a segurança cibernética não poderia ficar de fora das tendências. Aqui, a tecnologia que segue em alta é o blockchain, que entrega transações mais seguras e transparentes, alta rastreabilidade da cadeia de suprimentos e maior proteção contra fraudes e violações. Abraçar esse tipo de solução não apenas traz proteção para ativos essenciais, mas também melhora a reputação da marca diante dos clientes e do mercado.
E-commerce
Cada vez mais, o cliente quer ser tratado como único. A IA Generativa entra como grande aliada para oferecer contato e atendimento humanizado – desde a previsão de preferências do usuário até recomendações de produtos e conteúdo específicos. As estratégias omnichannel também ajudam a atender esse desejo, proporcionando que o consumidor tenha uma transição fluida entre as experiências de compra online e offline.
É importante não esquecer de que as tendências sempre estarão alinhadas às demandas do público. Para 2025, pontos como transparência e sustentabilidade serão indispensáveis. Isso porque as pessoas têm exigido e valorizado marcas comprometidas com as esferas ambiental e social. Sendo assim, pequenos e médios empreendedores devem estar alinhados a essa cultura e verdadeiramente empenhados em deixar um impacto positivo no planeta.