As redes sociais foram tomadas pelo fenômeno das trends — ou tendências. São temas, ideias, pautas, memes, hashtags e outros formatos que surgem de maneira espontânea e rapidamente ganham grande repercussão. O ponto-chave é que esse tipo de conteúdo vai além do fator disseminação rápida e ampla (conhecido como viralização), tendo potencial para moldar e influenciar a linguagem e o comportamento dos internautas.
De acordo com a pesquisa E-Commerce Trends 2025, da Octadesk, 66% dos consumidores brasileiros têm o hábito de pesquisar produtos nas redes sociais antes de comprar. Nesse cenário, as trends ainda se posicionam como poderosos gatilhos de consumo.
Sendo as redes sociais essenciais dentro do marketing digital, é fundamental saber aproveitá-las em todas as suas nuances. Compreender e participar das trends permite às marcas se conectarem com o público de maneira mais emocional e relevante. O resultado disso pode ser um fomento direto à visibilidade de marca e engajamento digital.
Estude as possibilidades e aposte com inteligência
Cada rede social tem perfis de usuário e criação de conteúdo particulares. O TikTok ficou famoso pelos desafios de dança, com viralização massiva de coreografias e músicas. O Instagram consagrou formatos os formatos photo dump, #TBT (Throwback Thursday ou “Quinta-feira nostálgica”) e desafios criativos. O X/Twitter, por sua vez, é conhecido pelas hashtags que geram diferentes dinâmicas e discussões.
Mais do que considerar os pontos fortes de cada plataforma, é de grande valor entender que nem toda trend compensa. A dica é filtrá-las de acordo com o que faz sentido para os objetivos do negócio, o posicionamento da marca e o público-alvo. A pergunta de ouro aqui é: “desejo que meu cliente me veja dessa maneira?”. Envolver-se com uma tendência desconexa pode gerar o efeito contrário e afastar o consumidor.
Por outro lado, se confia que uma trend pode trazer retorno positivo, use-a de forma estratégica. Vá além do “hype” e inspire conexões genuínas e duradouras. É uma oportunidade valiosa para transmitir a identidade e a essência da marca em um conteúdo com alto potencial de engajamento e alcance orgânico.
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