Em 2023, o setor supermercadista alcançou faturamento de mais de R$ 1 bilhão, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O resultado representa cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
No Sul do país, uma das responsáveis por fomentar esse cenário é a Expoagas, a maior feira do setor supermercadista em todo o Cone Sul. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a 41ª edição ocorre de 20 a 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Centro de Eventos FIERGS.
Em entrevista, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, fala a respeito do impacto da feira neste momento de retomada econômica do Rio Grande do Sul.
O que é a Expoagas?
A Expoagas é o grande ponto de encontro da cadeia de abastecimento. Há 41 anos, a feira é realizada pelas mãos de líderes do varejo, da indústria, do canal distribuidor e de outros segmentos fornecedores. Com isso, o principal objetivo é reunir, qualificar e oportunizar negócios a todos os elos dessa cadeia.
Qual é o público-alvo da feira?
O público é composto, sobretudo, por varejistas e fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para todo o varejo. Originalmente, a Expoagas começou como supermercadista, mas, hoje, é uma feira de negócios para toda a cadeia e todo o comércio – incluindo farmácias, hotéis, bares, restaurantes, pet shops e afins.
De quais maneiras a feira impacta o setor e a economia do Rio Grande do Sul?
Os impactos são incontáveis. Mais que os R$ 652 milhões em negócios transacionados nos três dias de Expoagas, há um volume enorme de conexões que se iniciam no evento e redundam em negociações posteriores. Além disso, existe toda a movimentação fundamental de diversos setores da economia, como hoteleiro, bares e restaurantes, eventos, jornalismo, profissionais de montagem e diversos outros.
Qual é o peso da Expoagas neste momento de retomada dos negócios no estado?
Não é por acaso que a frase “Superação é a nossa marca” foi escolhida para guiar a comunicação da edição de 2024. Realizar a Expoagas neste momento de retomada tem uma simbologia muito importante, já que diversos expositores e visitantes foram atingidos – direta ou indiretamente – pelas enchentes de maio. Todos os negócios oportunizados no evento são motivo de grande alegria e reconhecimento. Acreditamos que a feira terá papel relevante nessa volta por cima e até mesmo na virada de chave para algumas empresas.
Quais serão as principais dinâmicas e os destaques da edição de 2024?
Este ano, a Expoagas será um pouco diferente, por conta das limitações estruturais em consequência das fortes chuvas. No entanto, a feira de negócios e o ciclo de palestras, com todo esse pano de fundo de superação, serão os carros-chefe de um evento completo e muito habilitado. Oportunizaremos frentes de trabalho para que todos os gestores e operadores da cadeia de abastecimento participem e levem qualificação e novas conexões para seus negócios.
Serviço:
Expoagas 2024
Data: 20 a 22 de agosto
Local: Pavilhão de Exposições do Centro de Eventos FIERGS - Porto Alegre
Horários: palestras 8h30 às 12h / feira 12h às 21h
Ingressos: www.agas.com.br