Wednesday, 29 de October de 2025

Por que o atendimento humanizado é a chave para fidelizar no B2B

Entender e dedicar-se às demandas específicas de cada cliente inspira relações de confiança e lealdade
Por que o atendimento humanizado é a chave para fidelizar no B2B

O atendimento humanizado foca a criação de um vínculo real com o cliente. O conceito parte da substituição de mecânicas genéricas por escuta ativa, empatia e apelo emocional nas interações desde o primeiro contato. A ideia é que a empresa se dedique a conhecer verdadeiramente – e com propósito – as especificações, dores e necessidades individuais de cada consumidor para oferecer soluções personalizadas.

O resultado é o aumento da fidelização e o fortalecimento natural do relacionamento com a marca. A experiência do cliente também fica mais fluida e a percepção de valor é ampliada. Esse feito é comprovado por estudos como o da Harvard Business Review, que mostrou que empresas que investem em uma experiência personalizada e humanizada conseguem aumentar a retenção de clientes em até 15%.

Construção de confiança
Uma pesquisa da Salesforce aponta que 84% dos clientes B2B julgam a experiência tão importante quanto o produto ou serviço. Já dados da Gartner destacam que 77% acham o processo de compra entre empresas complicado.

Considerando que o atendimento é parte essencial da experiência, a humanização dessa interação é uma tendência sem volta. Assumir a abordagem é um grande diferencial competitivo, pois pode mudar paradigmas. Oferecer contato próximo, dedicado e consultivo tende a abrir espaço para criar vínculos mais sólidos e duradouros entre marca e cliente.

Além de fidelizar, o atendimento humanizado gera lealdade, pois o comprador se sente reconhecido. Um dos principais benefícios desse cenário é o aumento do ticket médio. De acordo com uma pesquisa da CEB Marketing, em parceria com o Google e a Motista, 50% dos clientes B2B são mais propensos a fazer uma compra quando se conectam em nível emocional com a marca.

Comunique-se do jeito certo
A comunicação é uma das estratégias mais valiosas na jornada de atendimento humanizado. A marca deve ser capaz de produzir conteúdo que demonstre seus valores enquanto cria e fortalece conexões genuínas. Nessa jornada, o Grupo RBS atua como parceiro estratégico para levar sua mensagem a audiências qualificadas e engajadas.

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