Monday, 8 de December de 2025

Como continuar chamando a atenção mesmo após a Black Friday

Negócios B2B devem desenvolver estratégias dedicadas a engajar clientes e manter a marca em evidência para as próximas datas de consumo
Como continuar chamando a atenção mesmo após a Black Friday

Após o pico de compras da Black Friday, muitas empresas observam a atenção do público dispersar e as vendas desacelerar. Embora seja um processo natural, é possível continuar fomentando o interesse e o engajamento dos consumidores como estratégia de aquecimento para os próximos ciclos de consumo.

As semanas seguintes à sexta-feira de descontos são um momento poderoso para consolidar relacionamentos, fidelizar clientes e manter sua marca em evidência para as compras de Natal e início de ano. Construir ações de marketing e comunicação específicas para o período é indispensável para não perder o fôlego.

Mantenha a chama viva  
Embora as vendas diminuam, a chamada “ressaca pós-Black Friday” ainda mantém o consumidor atento, comparando e avaliando marcas no B2B. Por isso, ações de incentivo a feedbacks e avaliações, por exemplo, são boas ferramentas para o período. Preservar sua empresa ativa e em evidência positiva no mercado garantirá continuidade e consistência entre essas datas importantes para o comércio.

Nessa jornada, é valioso reaproveitar dados de campanhas para segmentar audiências, entender comportamentos e ajustar o funil de comunicação. O foco deve estar em aprofundar a interação com clientes atuais e reativar negociações adormecidas.

Entre os recursos de pós-venda nesse sentido está a construção de um fluxo de e-mails de agradecimento e valor adicional, que fortalece vínculos criados. Já a produção de conteúdo relevante reforça a necessidade do produto ou serviço e mantém (ou traz de volta) a marca para o radar como uma solução para os problemas do público-alvo. A partir daí, estratégias de cross-selling e upselling podem ser ainda mais efetivas.

Fator regionalidade 
De acordo com a pesquisa Brasilidades, da MindMiners, 77% dos brasileiros sentem orgulho da identidade nacional, mas valorizam marcas que respeitam suas preferências locais. Já 44% dos entrevistados afirmam que comprariam mais de uma empresa que representa melhor suas regiões e culturas.

Números como esses provam o valor da relevância local para aumentar a lembrança de um negócio. No Sul do Brasil, o Grupo RBS atua como parceiro estratégico para levar a mensagem de empresas para audiências locais e qualificadas, fortalecendo a conexão regional entre marcas e clientes de qualquer segmento.

Potencialize seu negócio com a força do Grupo RBS. 
Clique aqui e descubra como a nossa audiência pode impulsionar a sua marca!

Conteúdos relacionados

Veja mais