Os consumidores brasileiros querem antecipar compras de fim de ano para economizar e aproveitar promoções. 71% deles pretendem recorrer às ofertas da Black Friday para adquirir produtos para o Natal.
O dado foi divulgado na 6ª edição do estudo “Black Friday no varejo brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O levantamento identificou que 56% dos compradores irão destinar metade ou mais da metade do valor gasto na Black Friday às compras natalinas.
As categorias de vestuário (58%), itens de beleza (33%) e eletrônicos (28%) são as mais procuradas para presentear. Livros (25%), artigos para a casa ou decoração (24%) e eletrodomésticos (23%) também estão no radar de quem planeja adquirir presentes durante o período de ofertas.
O estudo aponta ainda quanto os brasileiros querem gastar na Black Friday. O maior grupo (22%) se planeja para desembolsar entre R$ 200 e R$ 399,99. Além disso, 67% dos entrevistados afirmam que podem gastar até R$ 1.000.
Outro dado importante é que a internet aparece como principal fonte de pesquisa de preços na Black Friday. Já as lojas online são as favoritas para compras (51%), mas 34% das pessoas pretendem utilizar tanto o e-commerce como ir a lojas físicas para fechar bons negócios.