Wednesday, 22 de November de 2023

Comunicação B2B: como começar uma estratégia de marketing digital

Descubra os pontos essenciais para ter retorno em suas ações na internet
Comunicação B2B: como começar uma estratégia de marketing digital

O segredo para o sucesso de qualquer empresa está em encantar o cliente. E isso não é diferente para aquelas que trabalham no modelo de negócio business to Business (B2B) — isto é, vendem não para o consumidor final, mas para outras empresas. 

Quando se fala em atuação no online, uma das principais estratégias nesse sentido é a de marketing digital. Ela envolve a capacidade de oferecer conteúdo de valor e utilidade para o cliente, independentemente de qual momento da jornada de compra ele esteja. 

Para atingir bons resultados, no entanto, é preciso que a empresa tenha uma abordagem bem planejada e focada nos objetivos do negócio. Isso envolve, por exemplo, conhecer muito bem o público-alvo – entendendo necessidades, desafios, comportamento de compra e ciclo de decisão. Assim, é possível desenvolver táticas muito mais personalizadas. 

Esse processo também pode incluir a criação da chamada persona – um personagem fictício que assume o papel dos tomadores de decisão dentro das empresas-alvo. Quando se dá "um rosto" para o interlocutor, fica muito mais fácil direcionar mensagens e esforços no marketing digital. 

Ao iniciar a produção de conteúdo, é importante contar também as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas permitirão que seus textos sejam melhor posicionados nos mecanismos de busca — aumentando a visibilidade da sua marca na internet e atraindo clientes muito mais qualificados para o seu site. 

Alinhado a todos os pontos citados acima, é fundamental, ainda, estabelecer métricas-chave de mensuração para avaliar o desempenho da estratégia de marketing B2B. A partir dessas informações, ficará muito mais fácil e rápido para a empresa recalcular a rota nas áreas que precisam melhorar e potencializar ações naquelas que estão entregando bons resultados.