Wednesday, 22 de November de 2023

Entenda o impacto da tecnologia para o consumo da Geração Z

Para conquistar aqueles que já estão habituados com o ambiente digital, marcas devem fazer mais que o óbvio
Entenda o impacto da tecnologia para o consumo da Geração Z

A Geração Z é composta por pessoas que nasceram entre 1997 e 2010 – trata-se dos indivíduos que possuem, atualmente, de 13 a 26 anos. Apenas com essa informação já é possível constatar um fato importante: no grupo, estão os primeiros nativos digitais. 

Ao contrário de quem nasceu antes desse período, a Geração Z não precisou lidar com a transição do analógico ao digital. Por conta do fácil acesso a pesquisas, a ascensão das redes sociais e a concorrência gerada pelas vitrines virtuais, quem viveu o boom da tecnologia de forma natural se tornou muito mais exigente no momento de realizar uma compra. 

Marcas que têm essa geração como público-alvo devem ir além de oferecer bons produtos ou serviços. Para obter sucesso, é importante mostrar um propósito por trás da atuação e investir em um diferencial que melhore a experiência de consumo, como a adoção de práticas sustentáveis. 

 

Geração Z consome menos álcool 

A preocupação com o meio ambiente e o maior discernimento nas decisões, no entanto, não são os únicos fatores a serem considerados quando o assunto são as mudanças nos padrões de compra.

De acordo com o relatório Covitel 2023, o consumo frequente de álcool é menor na Geração Z. A porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que consomem bebidas alcoólicas é de apenas 8,1% (percentual superado por quem tem de 45 a 54 anos e de 55 a 64 anos). O dado se deve especialmente à busca de saúde e bem-estar mais evidente entre os mais jovens, juntamente à diminuição da vida noturna após a pandemia de covid-19.

É importante considerar que, em cinco anos, todos os participantes da Geração Z terão poder de compra, representando uma relevância inquestionável no mercado. Como a adaptação às novas tecnologias já é vista como uma necessidade, é imprescindível se adiantar e imaginar como será o futuro.

 

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