Tuesday, 9 de April de 2024

Gramado Summit 2024 começa amanhã!

Feira de inovação reunirá grandes referências em negócios
Gramado Summit 2024 começa amanhã!

Entre 10 e 12 de abril, o Centro de Eventos Serra Park recebe a Gramado Summit 2024. O evento posiciona-se como um ecossistema de possibilidades para pessoas prontas para construir um futuro melhor. Em entrevista, o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, contou mais detalhes a respeito do porte e do impacto da iniciativa. 

 

Em essência, o que é a Gramado Summit? 

É um dos mais importantes eventos de inovação da América Latina. Tudo começou em 2017, com uma feira pequena focada em transformar a economia do município de Gramado por meio da inovação. À época, realizamos um encontro para 600 empreendedores que acreditaram que Gramado poderia ser um epicentro de inovação. Sete anos depois, somos um acontecimento que reúne 15 mil pessoas – sendo 70% desse público de fora do Rio Grande do Sul. Tornamo-nos o “Festival do Futuro”, como gostamos de dizer, pois construímos um ambiente imersivo, com mais de 10 trilhas de conteúdo e que reúne tudo o que é tendência. 

 

Qual é o público da Gramado Summit? 

Pelo fato de termos uma grade temática bastante diversa, atraímos público amplo e de vários setores. Porém, no geral, todo líder de inovação ou gestor de empresa, independentemente de seu segmento, está na Gramado Summit. Ao mesmo tempo, temos grande presença de figuras de liderança, bem como de pessoas que querem viver uma transformação em suas carreiras. 

 

Quais são os principais destaques de 2024? 

Este ano, estamos realizando a maior edição do evento. Chegamos em um momento em que não temos mais um ou outro nome de destaque na programação, temos diversas referências em seus segmentos, além da forte presença de celebridades. A edição de 2024 também terá uma trilha de conhecimento que estamos apostando como novidade: o palco geek. Esse é um mercado superimportante e que cresce cada vez mais. 

 

O que é e como vai funcionar a batalha de startups? 

É um programa que nos acompanha desde a primeira edição da Gramado Summit, realizado em parceria com a aceleradora Ventiur. Basicamente, qualquer startup expositora do evento tem a oportunidade de participar da batalha. Entre as inscritas, 20 são selecionadas para a fase presencial, que acontece ao longo dos três dias de evento. Elas fazem seus pitches e passam pela avaliação de um corpo de jurados. No fim, a grande vencedora é consagrada e pode levar um cheque de até R$ 1 milhão.

 

Qual impacto a Gramado Summit deseja deixar para o Rio Grande do Sul e para o Brasil?

Uma pesquisa feita com números do Convention de Gramado mostra que o evento deixou para a cidade um impacto econômico positivo de R$ 60 milhões. Além disso, vale destacar o volume de compras no comércio local, por exemplo, pois se trata de um cálculo voltado apenas para alimentação, hospedagem e transporte. Isso deixa uma mensagem muito importante sobre o nosso impacto, sobre o potencial de termos nascido em Gramado e, hoje, atrairmos um público tão vasto para o município. Os números também apontam a importância de que as cidades que sediam eventos como o nosso repensem suas matrizes econômicas e consigam fazer com que a inovação faça cada vez mais parte de sua economia. 

 

 

Conteúdos relacionados

5 ferramentas gratuitas de inteligência artificial

Inovação

Ver matéria completa

Veja mais