Thursday, 8 de May de 2025

Como dados e tecnologia estão moldando o novo marketing de conteúdo

Tecnologia e personalização estão redefinindo a forma como marcas criam valor e se conectam com o público
Como dados e tecnologia estão moldando o novo marketing de conteúdo

O avanço da tecnologia transformou o marketing digital. A possibilidade de captar e utilizar dados sobre o comportamento e as preferências dos clientes deu às marcas o poder para revolucionar a maneira de criar, distribuir e medir o impacto das campanhas.

Não é à toa que, segundo um levantamento da Invesp, 40% das marcas têm intenção de aumentar seu orçamento de marketing baseado em dados. Em paralelo, a Gartner apontou que 71% das empresas estão investindo em ferramentas de análise de dados para adaptar suas ações de forma mais precisa e estratégica. Esse movimento se justifica pelos resultados observados no mercado, como apontam estudos da Statista: em 2024, mais de 83% dos profissionais de marketing globais afirmam que a personalização baseada em dados melhora significativamente o engajamento do consumidor.

Esse cenário também impulsiona uma forte convergência entre personalização e automação, com tarefas, análises e execuções sendo cada vez mais orientadas por inteligência artificial (IA). O resultado são conteúdos mais profundos, relevantes, interativos e humanizados.

Convertendo dados em campanhas únicas 
O potencial da IA para análise de dados amplia o chamado fator personalização, ponto-chave para o sucesso da experiência do consumidor. Segundo a McKinsey, 71% das pessoas esperam interações personalizadas e 76% se frustram quando isso não acontece. Essa expectativa crescente reforça o valor de soluções tecnológicas avançadas, como mostra um estudo do Boston Consulting Group em parceria com o Google: empresas em estágios mais desenvolvidos de adoção de IA apresentaram crescimento de receita 60% maior do que aquelas ainda em fases iniciais.

Essas experiências dedicadas às preferências do cliente permitem criar um relacionamento mais forte e aumentar a fidelização. A missão principal aqui não é vender, mas se conectar e gerar valor real através do conteúdo. Dentro desse propósito, alguns grandes players conseguiram transformar a personalização em tradição. Um exemplo emblemático é o Spotify Wrapped. Além de alcançar viralidade orgânica, a retrospectiva anual da plataforma de streaming firmou um vínculo emocional com os usuários, consolidando a marca como parte da rotina e identidade das pessoas.

O poder das parcerias estratégicas no marketing de conexão 
A união entre tecnologia, conteúdo relevante e credibilidade editorial impulsiona resultados e diferencia marcas em mercados cada vez mais competitivos. Nesse contexto, o marketing de conteúdo evolui como uma estratégia de longo prazo, voltada à construção de autoridade e presença de marca. Segundo a Content Marketing Institute, 80% das empresas B2B líderes no mercado utilizam conteúdo personalizado em múltiplos canais como principal tática de geração de leads.

Para apoiar marcas nessa jornada, o portfólio do Grupo RBS reúne soluções completas: ativações em eventos e projetos proprietários, mídia integrada com alcance regional e segmentado, agência de creators full service e Brand Studio especializado na produção multiplataforma de conteúdo de marca.

Fontes: 
Invesp – Data-Driven Marketing Statistics 
Gartner – Marketing Data & Analytics Trends 
Statista – Impact of Data in Content Personalization, 2024 
Boston Consulting Group & Google – AI Revenue Growth Study 
McKinsey – Next in Personalization 2023 
Content Marketing Institute – 2024 B2B Benchmarks 

Conteúdos relacionados

Veja mais