Desde a sua primeira transmissão em 1922, aqui no Brasil, o rádio se tornou um importante meio de comunicação, seja para se informar ou para quem quer comunicar algo. A pesquisa Inside Audio, de 2023, realizada pela Kantar Ibope, comprova que o áudio está intrínseco na rotina do país. De acordo com o estudo, 9 entre cada 10 pessoas consomem em algum formato de áudio – seja no rádio, nas músicas, nos streamings ou em podcasts.
Ao longo deste mais de um século, mesmo com a chegada de novas mídias e avanços tecnológicos, o rádio segue vivo e essencial para o dia a dia dos brasileiros. Ainda segundo a pesquisa da Kantar, 80% da população ouve rádio e 76% acredita que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos.
E se o rádio evoluiu, com esse processo vieram novas maneiras de acompanhar o meio. Entre os ouvintes entrevistados no estudo, 38% consideram que ter a possibilidade de escutar online mudou a forma como consomem esse tipo de mídia.
Para todos os públicos e gostos
Se, por algum tempo, o rádio ficou marcado por programas musicais e as radionovelas (consideradas as avós dos podcasts), com o passar dos anos, ele tornou-se um recurso para quem quer se manter bem informado, tendo informações em tempo real e que contribuem no dia a dia do público.
De acordo com a Kantar, os ouvintes têm preferências pelos seguintes temas:
Para quem buscar agilidade nas informações e credibilidade, o rádio é um ótimo aliado. Segundo os ouvintes, 83% afirmam que o meio apresenta as notícias de forma rápida e 64% dos ouvintes acreditam nas notícias que ouvem no meio.
Prova dessa busca por informação de qualidade, é a audiência dos programas da Gaúcha, a rádio de news e esporte do Grupo RBS. Segundo a pesquisa mensal de rádios¹, realizada na Grande Porto Alegre, todos os programas abaixo são líderes em sua faixa horária:
Gaúcha Atualidade: 81 mil ouvintes por minuto
Timeline: 74 mil ouvintes por minuto
Mas vale lembrar que além de jornalismo, o rádio também oferece entretenimento. A Atlântida, por exemplo, alcança 775 mil ouvintes por mês e é a segunda rádio mais ouvida da Grande Porto Alegre, ficando atrás apenas da Gaúcha. Já a 92 e a 102, veículos do Grupo RBS, alcançam, juntas, mais de 850 mil ouvintes por mês.
Importante - e necessário - para as estratégias das marcas
Grandes marcas sabem da importância de, cada vez mais, realizar campanhas 360, contemplando diferentes canais de conexão com o público. O rádio é, sem dúvidas, uma eficaz mídia para empresas que querem ampliar sua visibilidade. Segundo o estudo Inside Audio, entre os ouvintes de rádio, 53% prestam atenção nos anúncios que as emissoras transmitem.
Ainda, conforme a pesquisa, entre os formatos de propaganda em áudio mais lembrados estão os comerciais entre os programas e as músicas (50%), menções on air (27%) e promoções na programação (25%).
Nos últimos anos, inclusive, o meio ganhou ainda mais relevância no mercado de mídia. Prova disso, é o aumento de ações publicitárias: em 2022, o crescimento foi de 25% em relação a 2021. Em 2023, o acréscimo foi de 7% quando comparado ao ano anterior.
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¹Fonte: Kantar IBOPE Media, Easymedia 4, Grande Porto Alegre, out/23-dez/23, GAUCHA FM/WEB, ouvintes por minuto (#OPM), comparação com todas as demais emissoras nas faixas horárias e dias dos programas; ATLANTIDA FM/WEB, 92 FM/WEB e 102.3 FM/WEB, alcance máximo (ALCM#).
Escrito por Diovana Dornelles