Friday, 16 de February de 2024

Dia Mundial do Rádio: no Brasil, mais de 80% da população consome esse tipo de mídia

Segundo estudo da Kantar Ibope, além de alcançar uma parcela significativa da população, rádio se tornou aliado de marcas que buscam ampliar sua visibilidade.
Dia Mundial do Rádio: no Brasil, mais de 80% da população consome esse tipo de mídia

Desde a sua primeira transmissão em 1922, aqui no Brasil, o rádio se tornou um importante meio de comunicação, seja para se informar ou para quem quer comunicar algo. A pesquisa Inside Audiode 2023, realizada pela Kantar Ibope, comprova que o áudio está intrínseco na rotina do país. De acordo com o estudo, 9 entre cada 10 pessoas consomem em algum formato de áudio – seja no rádio, nas músicas, nos streamings ou em podcasts.

Ao longo deste mais de um século, mesmo com a chegada de novas mídias e avanços tecnológicos, o rádio segue vivo e essencial para o dia a dia dos brasileiros. Ainda segundo a pesquisa da Kantar, 80% da população ouve rádio e 76% acredita que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos.

E se o rádio evoluiu, com esse processo vieram novas maneiras de acompanhar o meio. Entre os ouvintes entrevistados no estudo, 38% consideram que ter a possibilidade de escutar online mudou a forma como consomem esse tipo de mídia.



Para todos os públicos e gostos

Se, por algum tempo, o rádio ficou marcado por programas musicais e as radionovelas (consideradas as avós dos podcasts), com o passar dos anos, ele tornou-se um recurso para quem quer se manter bem informado, tendo informações em tempo real e que contribuem no dia a dia do público.

De acordo com a Kantar, os ouvintes têm preferências pelos seguintes temas:

  • 32% noticiários locais
  • 25% notícias de trânsito
  • 24% futebol: notícias e comentários

Para quem buscar agilidade nas informações e credibilidade, o rádio é um ótimo aliado. Segundo os ouvintes, 83% afirmam que o meio apresenta as notícias de forma rápida e 64% dos ouvintes acreditam nas notícias que ouvem no meio.

Prova dessa busca por informação de qualidade, é a audiência dos programas da Gaúcha, a rádio de news e esporte do Grupo RBS. Segundo a pesquisa mensal de rádios¹, realizada na Grande Porto Alegre, todos os programas abaixo são líderes em sua faixa horária:

  • Gaúcha Hoje: média de 68 mil ouvintes por minuto
  • Gaúcha Atualidade: 81 mil ouvintes por minuto

  • Timeline: 74 mil ouvintes por minuto

  • Sala de Redação: 78 mil ouvintes por minuto

Mas vale lembrar que além de jornalismo, o rádio também oferece entretenimento. A Atlântida, por exemplo, alcança 775 mil ouvintes por mês e é a segunda rádio mais ouvida da Grande Porto Alegre, ficando atrás apenas da Gaúcha. Já a 92 e a 102, veículos do Grupo RBS, alcançam, juntas, mais de 850 mil ouvintes por mês.

 

Importante - e necessário -  para as estratégias das marcas

Grandes marcas sabem da importância de, cada vez mais, realizar campanhas 360, contemplando diferentes canais de conexão com o público. O rádio é, sem dúvidas, uma eficaz mídia para empresas que querem ampliar sua visibilidade. Segundo o estudo Inside Audio, entre os ouvintes de rádio, 53% prestam atenção nos anúncios que as emissoras transmitem.

Ainda, conforme a pesquisa, entre os formatos de propaganda em áudio mais lembrados estão os comerciais entre os programas e as músicas (50%), menções on air (27%) e promoções na programação (25%).

Nos últimos anos, inclusive, o meio ganhou ainda mais relevância no mercado de mídia. Prova disso, é o aumento de ações publicitárias: em 2022, o crescimento foi de 25% em relação a 2021. Em 2023, o acréscimo foi de 7% quando comparado ao ano anterior.

O Grupo RBS pode ajudar a sua empresa, ampliando a visibilidade dos seus negócios e conectando a sua marca a milhares de gaúchos. Para saber mais, clique aqui e converse  com um dos nossos especialistas.

 

¹Fonte: Kantar IBOPE Media, Easymedia 4, Grande Porto Alegre, out/23-dez/23, GAUCHA FM/WEB, ouvintes por minuto (#OPM), comparação com todas as demais emissoras nas faixas horárias e dias dos programas; ATLANTIDA FM/WEB, 92 FM/WEB e 102.3 FM/WEB, alcance máximo (ALCM#). 

Escrito por Diovana Dornelles