Thursday, 16 de May de 2024

Leis e seguros que auxiliam em momentos de crise

Conheça as normas trabalhistas para estado de calamidade e saiba como contatar seguradoras
Leis e seguros que auxiliam em momentos de crise

Créditos da imagem: Jefferson Botega

 

As enchentes no Rio Grande do Sul impactam não apenas a vida das pessoas, mas também o universo dos negócios de forma geral. De acordo com uma pesquisa da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, sete em cada 10 empresas foram afetadas pelas chuvas. Até o momento, R$ 600 milhões de perdas foram computadas apenas em Porto Alegre.

Em situações de crise, conhecer algumas normas e regulamentos pode ser essencial para auxiliar na retomada dos negócios. Em 2022, por exemplo, foi promulgada a Lei 14.437 – que implementa regras trabalhistas alternativas em períodos de calamidade pública. 

Essa medida vale para problemas em âmbito nacional, estadual e municipal, com reconhecimento do governo federal. A norma resgata, com certas modificações, regulamentos do Programa Emergencial da Manutenção do Emprego e da Renda, imposto durante a pandemia do covid-19.

A iniciativa permite a suspensão temporária de contratos de trabalho, com a concessão do Benefício Emergencial (BEM) – que é pago a cada mês para os colaboradores atingidos. Além disso, os empresários podem reduzir a jornada de trabalho dos funcionários e diminuir proporcionalmente os salários.

Com esta lei, o Ministério do Trabalho pode suspender a exigência do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por quatro meses. Todas essas medidas visam conservar empregos e renda, diminuir o impacto social e permitir a continuidade das atividades de municípios em estado de calamidade.  

 

Seguros Empresariais

Uma das ferramentas que pode auxiliar nesse momento de crise é o seguro. Seja empresarial, seja PJ, o serviço está disponível para atividades comerciais, industriais ou de serviço, além de fornecer subsídios para danos causados nos imóveis não residenciais.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), cada seguro conta com uma apólice específica. Logo, os empreendedores devem verificar qual é a cobertura contratada e entrar em contato com a seguradora para saber como prosseguir.

Por conta das fortes chuvas no estado, após um pedido da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), empresas do ramo adiaram vencimentos de boletos, aceleraram indenizações e pretendem priorizar os atendimentos nas regiões mais debilitadas. Confira algumas das medidas estabelecidas pelas seguradoras:

 

AIG Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Reforçou canais de atendimento a corretores e clientes;

  • Ativou protocolos globais para atendimento em cenários de catástrofes, que permitem ter respostas ágeis e alinhadas a respeito de coberturas e do processo de indenização simplificado;

  • Compartilhou a possibilidade dos colaboradores solicitarem apoio financeiro pelo benefício global Compassionate Colleagues Fund, mantido pela AIG para destinar recursos às vítimas de desastres naturais, doenças graves, entre outros.

 

Allianz Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Reforçou a estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h que seguem nos locais desde 27 de abril.

 

ApliCap

  • Prorrogou o sorteio de 5 de maio para data a ser anunciada.

 

BB Seguros 

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região nos canais de atendimento;

  • Está mantendo contato ativo com clientes para avisar sobre a disponibilidade de cobertura dos seguros: Residencial, Auto, Empresarial, Rural;

  • Simplificou o processo de análise de abertura de sinistro;

  • Reforçou e priorizou a esteira de assistências e de sinistros na região;

  • Ampliou valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices dos seguros Residencial e Empresarial;

  • Enviou reguladores e peritos para as regiões atingidas, com possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.

 

Bradesco Seguros 

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Caixa Seguridade 

  • Priorizou o atendimento às vítimas, finalizando os processos e pagando indenizações de até R$ 10 mil do Seguro Residencial em até três dias úteis;

  • Priorizou na região a prestação dos mais de 20 serviços de assistência, com destaque para a cobertura provisória de telhados, chaveiro, eletricista, hidráulica, vidraceiro, desentupimento, auxílio funeral, cartão alimentação por falecimento, linha marrom, linha branca, orientações veterinárias por telefone e assistência pet para cães e gatos.

  • Reforçou o estoque de materiais, especialmente de lonas para cobertura emergencial de telhados;

  • Implantou um processo de monitoramento em tempo real da região para acompanhar a evolução do cenário, visando agilizar os atendimentos.

 

Capemisa

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Essor Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados.

 

Ezze Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Grupo HDI/Liberty Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Reforçou as equipes locais;

  • Deslocou as equipes de sinistros especializadas e com autonomia para decisões em diversas linhas de negócio.

 

Icatu Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;

  • Ativou um fundo emergencial para ajudar as comunidades que sofreram perdas, atuando juntamente às entidades locais.

 

Mapfre Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados.

 

Odontoprev

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Porto

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações.

 

Prudential

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Sancor Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Reforçou a estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h.

 

Santander

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Seguros Unimed

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

 

Tokio Marine

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;

  • Deslocará especialistas para auxiliar o trabalho das equipes locais nas avaliações de perdas de carros e avarias em casas e estabelecimentos comerciais com seguro contratado.

 

Zurich Seguros

  • Prorrogou prazos solicitados;

  • Ativou o Fundo de Catástrofe da seguradora, atuando junto com as entidades e autoridades locais para apoiar ações de assistência emergencial para a população diretamente afetada;

  • Colocou os guinchos de prontidão para atendimento dos segurados e apoio no deslocamento de pessoas em situações de risco;

  • Aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados na região.

 

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