Créditos da imagem: Jefferson Botega
As enchentes no Rio Grande do Sul impactam não apenas a vida das pessoas, mas também o universo dos negócios de forma geral. De acordo com uma pesquisa da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, sete em cada 10 empresas foram afetadas pelas chuvas. Até o momento, R$ 600 milhões de perdas foram computadas apenas em Porto Alegre.
Em situações de crise, conhecer algumas normas e regulamentos pode ser essencial para auxiliar na retomada dos negócios. Em 2022, por exemplo, foi promulgada a Lei 14.437 – que implementa regras trabalhistas alternativas em períodos de calamidade pública.
Essa medida vale para problemas em âmbito nacional, estadual e municipal, com reconhecimento do governo federal. A norma resgata, com certas modificações, regulamentos do Programa Emergencial da Manutenção do Emprego e da Renda, imposto durante a pandemia do covid-19.
A iniciativa permite a suspensão temporária de contratos de trabalho, com a concessão do Benefício Emergencial (BEM) – que é pago a cada mês para os colaboradores atingidos. Além disso, os empresários podem reduzir a jornada de trabalho dos funcionários e diminuir proporcionalmente os salários.
Com esta lei, o Ministério do Trabalho pode suspender a exigência do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por quatro meses. Todas essas medidas visam conservar empregos e renda, diminuir o impacto social e permitir a continuidade das atividades de municípios em estado de calamidade.
Seguros Empresariais
Uma das ferramentas que pode auxiliar nesse momento de crise é o seguro. Seja empresarial, seja PJ, o serviço está disponível para atividades comerciais, industriais ou de serviço, além de fornecer subsídios para danos causados nos imóveis não residenciais.
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), cada seguro conta com uma apólice específica. Logo, os empreendedores devem verificar qual é a cobertura contratada e entrar em contato com a seguradora para saber como prosseguir.
Por conta das fortes chuvas no estado, após um pedido da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), empresas do ramo adiaram vencimentos de boletos, aceleraram indenizações e pretendem priorizar os atendimentos nas regiões mais debilitadas. Confira algumas das medidas estabelecidas pelas seguradoras:
AIG Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Reforçou canais de atendimento a corretores e clientes;
Ativou protocolos globais para atendimento em cenários de catástrofes, que permitem ter respostas ágeis e alinhadas a respeito de coberturas e do processo de indenização simplificado;
Compartilhou a possibilidade dos colaboradores solicitarem apoio financeiro pelo benefício global Compassionate Colleagues Fund, mantido pela AIG para destinar recursos às vítimas de desastres naturais, doenças graves, entre outros.
Allianz Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Reforçou a estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h que seguem nos locais desde 27 de abril.
ApliCap
Prorrogou o sorteio de 5 de maio para data a ser anunciada.
BB Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região nos canais de atendimento;
Está mantendo contato ativo com clientes para avisar sobre a disponibilidade de cobertura dos seguros: Residencial, Auto, Empresarial, Rural;
Simplificou o processo de análise de abertura de sinistro;
Reforçou e priorizou a esteira de assistências e de sinistros na região;
Ampliou valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices dos seguros Residencial e Empresarial;
Enviou reguladores e peritos para as regiões atingidas, com possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.
Bradesco Seguros
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Caixa Seguridade
Priorizou o atendimento às vítimas, finalizando os processos e pagando indenizações de até R$ 10 mil do Seguro Residencial em até três dias úteis;
Priorizou na região a prestação dos mais de 20 serviços de assistência, com destaque para a cobertura provisória de telhados, chaveiro, eletricista, hidráulica, vidraceiro, desentupimento, auxílio funeral, cartão alimentação por falecimento, linha marrom, linha branca, orientações veterinárias por telefone e assistência pet para cães e gatos.
Reforçou o estoque de materiais, especialmente de lonas para cobertura emergencial de telhados;
Implantou um processo de monitoramento em tempo real da região para acompanhar a evolução do cenário, visando agilizar os atendimentos.
Capemisa
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Essor Seguros
Prorrogou prazos solicitados.
Ezze Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Grupo HDI/Liberty Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Reforçou as equipes locais;
Deslocou as equipes de sinistros especializadas e com autonomia para decisões em diversas linhas de negócio.
Icatu Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
Ativou um fundo emergencial para ajudar as comunidades que sofreram perdas, atuando juntamente às entidades locais.
Mapfre Seguros
Prorrogou prazos solicitados.
Odontoprev
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Porto
Prorrogou prazos solicitados;
Criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações.
Prudential
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Sancor Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Reforçou a estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h.
Santander
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Seguros Unimed
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Tokio Marine
Prorrogou prazos solicitados;
Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
Deslocará especialistas para auxiliar o trabalho das equipes locais nas avaliações de perdas de carros e avarias em casas e estabelecimentos comerciais com seguro contratado.
Zurich Seguros
Prorrogou prazos solicitados;
Ativou o Fundo de Catástrofe da seguradora, atuando junto com as entidades e autoridades locais para apoiar ações de assistência emergencial para a população diretamente afetada;
Colocou os guinchos de prontidão para atendimento dos segurados e apoio no deslocamento de pessoas em situações de risco;
Aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados na região.
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