Friday, 20 de June de 2025

Dia da Mídia: quem faz a comunicação acontecer merece reconhecimento

Protagonistas estratégicos nos bastidores das campanhas
Dia da Mídia: quem faz a comunicação acontecer merece reconhecimento

O profissional de Mídia é muito mais do que alguém que simplesmente escolhe onde os anúncios vão aparecer. Ele é o elo estratégico entre a marca, a mensagem e o público, responsável por transformar dados e insights em campanhas que realmente geram resultados. Seu trabalho vai além da definição de canais: envolve produção, gestão e distribuição de conteúdos nos mais diversos formatos e plataformas. Essencial para os times de Publicidade e Marketing, esse profissional é quem cria, planeja e implementa ações de comunicação com foco em performance e impacto.

Celebrado em 21 de junho, o Dia do Mídia reforça a relevância desse profissional dentro de empresas e agências. Afinal, o propósito principal de seu trabalho é aproximar marcas e consumidores, fomentando visibilidade, alcance e resultados concretos para os negócios.

Entre os especialistas da área, entrevistados na pesquisa “Que Mídia é essa?”, realizada pelo Grupo de Mídia de São Paulo em parceria com a Kantar Ibope Media, as principais competências exigidas incluem conhecimentos estratégicos, habilidades técnicas, domínio de dados, performance e entendimento profundo de negócios.

Figura indispensável para o sucesso na era digital 
Uma das atividades mais importantes da equipe de mídia é a elaboração do Plano de Mídia, um documento que detalha a estratégia de promoção da marca em diferentes canais. Para isso, os profissionais realizam pesquisas de mercado, análises de tendências e estudos sobre hábitos e padrões de consumo do público-alvo.

Historicamente, o profissional de mídia atuava principalmente com veículos tradicionais, como rádio, televisão, jornais e revistas. Com a transformação digital, esse escopo se ampliou, incluindo plataformas online, o que aumentou ainda mais sua importância no mercado publicitário, especialmente com o crescimento dos investimentos em mídia digital. Hoje, o trabalho do mídia é ainda mais estratégico, pois envolve a definição dos canais All Line (offline e online) mais adequados para cada campanha, sempre com foco na eficiência do investimento e no resultado para o anunciante.

O valor do profissional de mídia
O Grupo RBS conta com um time de mídia dedicado à construção de campanhas focadas no fortalecimento da conexão entre marcas e audiências locais. Esses profissionais são determinantes para o sucesso das estratégias de marketing, publicidade e comunicação de mais de 3.500 clientes todos os dias 

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