Confiança nos meios de comunicação tradicionais
Em tempos de utilização massiva das redes sociais e da enorme velocidade de disseminação de notícias em perfis on-line, os meios de comunicação tradicionais são grandes aliados da população, oferecendo jornalismo informativo, sério e com checagem dos fatos. Esse fator foi comprovado pela pesquisa da Opinion Box, aplicada em 2023, que salienta que mesmo que as redes sejam mais utilizadas para o consumo de notícias, em relação à confiabilidade, elas ficam atrás dos meios televisão, rádio, jornais impressos e portais de notícias.
Em tempos difíceis, esse comportamento não é diferente!
Os veículos de comunicação se mostram essenciais na cobertura jornalística de crises, como a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, as enchentes no RS, ao fornecer informações precisas e combater a desinformação. Profissionais do jornalismo afirmam seu compromisso em trazer dados confiáveis ao público, mesmo em condições desafiadoras.
Nesse contexto, a solidez da linha editorial do Grupo RBS é fundamental!
Nossa missão constante é a busca pela verdade. O que garante isso é o nosso método jornalístico, que assegura a credibilidade da informação: ter várias fontes, checar informações, duvidar dos dados de forma crítica, só publicar o que é comprovado, publicar informações precisas e atentar à escolha da pauta até a sua edição.
A nossa audiência reflete esse posicionamento:
No mês de maio, em meio às enchentes que impactaram o RS, nossa audiência esteve atenta aos nossos canais de jornalismo, acompanhando dados e fatos da situação do estado:
- RBS TV impactou mais de 7 milhões de gaúchos no período das coberturas.
- GZH registrou mais de 106 milhões de visualizações nos portais GZH e clicRBS.
- ZH obteve um crescimento de 145% no número de usuários que acessam a edição digital de Zero Hora.
Durante o período, GZH e ZH digital disponibilizaram o acesso gratuito a conteúdos de utilidade pública, com mais de 3.600 matérias publicadas sobre as enchentes.
- GAÚCHA registrou durante suas lives no canal do YouTube de GZH, apenas no mês de maio, um total de 25,4 milhões de visualizações, o que representa um crescimento de 254,2% em relação ao mês de abril.
- GZH chegou a marca de mais de 14 milhões de usuários!
E nesse amplo portfólio de relevância, a RBS se torna um cenário de segurança e credibilidade para os parceiros, potencializando Brand Equity: geração de valor adicional para as marcas anunciantes, sendo um ativo importante para a reconstrução do Rio Grande do Sul, por meio da comunicação.
Fontes:
Negócios RBS - Portais de notícias e televisão lideram confiança na mídia - 2023
O Globo - Veículos tradicionais são essenciais na oferta de informações confiáveis, dizem especialistas - out 2017
Painel Vozes da Indústria - Grupo RBS - 2023
Fonte: Kantar Ibope Media - Maio 2024