Percepção do ambiente, tomada de decisões e realização de ações de maneira independente. Essas características tornam os agentes de IA ferramentas poderosas para análise e previsão de tendências de mercado, prática essencial no marketing.
A pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, da McKinsey, aponta que 72% das empresas do mundo adotaram inteligência artificial. Já o estudo Global State of Enterprise Analytics destaca que 60% das companhias usam IA específica de análise de dados para orientar estratégias e mudanças nos negócios.
Adaptação rápida às mudanças de mercado
Baseadas em tecnologias como machine learning e processamento de linguagem natural, os agentes de IA conseguem analisar grandes volumes de dados. Segundo os entrevistados para a pesquisa da McKinsey, o uso de inteligência artificial analítica reduz os custos das operações e aumenta as receitas em marketing e vendas.
Ao cruzar dados antigos com aqueles coletados em tempo real, os agentes conseguem prever tendências gerais e específicas relacionadas ao mercado e ao comportamento do consumidor. Através desses insights, as equipes responsáveis podem melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficácia das campanhas.
Futuro promissor em produtividade e eficiência corporativa
Os agentes de IA permitem não apenas antecipar tendências e otimizar campanhas, mas também fazer isso com maior agilidade e assertividade, pontos fundamentais para a competitividade. Diante desse potencial, um relatório da ReportLinker aponta que o mercado global de inteligência artificial aplicada ao marketing deve atingir US$ 78,8 bilhões até 2030.
As competências dessa tecnologia também estão relacionadas à ampliação de autonomia, eficiência e integração de processos de negócio. Isso significa que a IA empodera empresas em todas as áreas, colocando-as um passo à frente em um mercado em constante evolução.