Graças ao avanço da tecnologia, diversos processos manuais e repetitivos do dia a dia corporativo já podem ser automatizados. Com isso, é possível otimizar atividades e ganhar tempo, direcionando esforços para outras áreas e demandas cruciais para o sucesso do negócio. Confira cinco ferramentas de automação úteis para micro e pequenas empresas:
O software disponibiliza recursos de gestão financeira e automatização de gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais e boletos, controle de fluxo de caixa, entre outras atividades. Além da gestão de vendas e finanças, a plataforma conta com um módulo de CRM (Customer Relationship Management) e integração com a contabilidade que acompanha a empresa. Dessa forma, o empreendedor centraliza todas as tarefas em uma só ferramenta e elimina processos manuais.
Focada em relacionamento com o público, a plataforma potencializa essa abordagem automatizando os fluxos de comunicação em vendas, marketing e pós-venda. Entre outras funcionalidades, a Leadlovers oferece um funil de vendas automático, que concentra os processos de atração, engajamento, conversão e retenção de clientes. Já o contato multicanal auxilia na emissão de e-mails e dispõe de chatbot e função de envio em massa no WhatsApp, bem como respostas automáticas no Instagram.
A ferramenta surgiu com o propósito de transformar operações caóticas em rotinas tranquilas por meio da automatização dos fluxos de trabalho – e movimentação de dados em mais de sete mil aplicativos. Zapier permite que equipes de todos os tamanhos desfrutem de uma biblioteca de modelos para começar a automatizar processos mesmo sem experiência no assunto ou um especialista de TI à disposição.
A plataforma de marketing ajuda as empresas a gerenciar a comunicação com clientes, consumidores e outros grupos de interesse. Os diferenciais da solução são a adoção de práticas de gestão de contatos otimizadas, a configuração de público e a personalização de formulários de inscrição. Somado a isso, o empreendedor tem disponíveis templates de e-mails com design moderno, fluxos de trabalho com automações originais e relatórios de desempenho.
O software automatiza todas as etapas do processo de prospecção de clientes para empresas com modelo de negócio B2B. Na prática, ele otimiza a rotina do empreendedor dos pontos de vista de geração e engajamento de leads e conversão, e, por consequência, possibilita o aumento de receita do negócio ao integrar prospecção, marketing e vendas.