Caminho sem volta, o online ganha cada vez mais força diante da evolução constante do meio digital. No entanto, isso não muda o fato de que as mídias offline continuam a ser relevantes para as estratégias de marketing de qualquer empresa.
Canais tradicionais como rádio, TV, outdoors, jornais e outros impressos ainda oferecem grande potencial para atingir e conquistar a confiança de públicos mais localizados. Para se ter uma ideia da força desse tipo de mídia, a TV linear (aberta e paga) tem consumo médio diário de 5 horas e 14 minutos, abrangendo 99,2% da população. Já o rádio é ouvido por 79% da população, que dedica cerca de 3 horas e 55 minutos ao veículo. Os dados são da Kantar IBOPE Media.
Há muitos e muitos anos, o marketing offline se mostra especialmente valoroso para pequenas e médias empresas que desejam construir credibilidade e fortalecer sua presença local. A estratégia é uma ferramenta poderosa para mostrar à comunidade que o negócio é real, transmitindo solidez e confiança. Mais do que isso dá a oportunidade de causar um impacto tangível, que fará com que o consumidor se lembre da marca por mais tempo.
Lojas físicas, restaurantes, salões de beleza, oficinas mecânicas e uma série de outros negócios que dependem da força local podem se beneficiar do marketing offline. Primeiramente, porque a mídia tradicional já tem a confiança das pessoas há muito mais tempo do que a online – que ainda é encarada com certo receio por parte dos consumidores. Em segundo lugar, porque dá a oportunidade de interagir diretamente com o público-alvo, por meio de eventos comunitários e dinâmicas como brindes e concursos.
Por fim, firmar parcerias com meios de comunicação regionais abre oportunidades sem precedentes. Publicar anúncios em jornais, revistas, rádios e programas de TV locais é uma maneira bastante assertiva de falar com a audiência correta, construindo familiaridade e reconhecimento.
Vale destacar, porém, que o potencial dos veículos offline não descarta a necessidade de consolidar uma presença online. Hoje, é importante que sua empresa saiba atrair, interagir e engajar clientes em todos os canais, sejam tradicionais, sejam digitais.