Friday, 23 de February de 2024

Crossmídia: descubra vantagens de investir nesse conceito de marketing

Uso complementar das redes sociais pode aprimorar consciência de marca
Crossmídia: descubra vantagens de investir nesse conceito de marketing

O autor norte-americano Henry Jenkins é conhecido pela teoria da Cultura da Convergência. Segundo o estudioso, esse conceito se refere a três fenômenos distintos que estão conectados entre si: a produção cultural participativa, a inteligência coletiva e o uso complementar de diversas mídias.

Este último tópico está ligado diretamente ao conceito de crossmídia, que consiste em utilizar o mesmo conteúdo em diferentes linguagens. Por exemplo, uma empresa pode investir em uma campanha de lançamento de um produto no YouTube, Instagram e TikTok. Contudo, ela deve usar formas distintas para atrair o público de cada plataforma a adquirir a novidade.

Esse tópico incentiva as companhias a utilizarem uma mesma narrativa em diferentes meios de comunicação, respeitando o que mais se adequa em cada serviço. Para isso, eles podem usufruir de textos, artes, músicas, vídeos e outros recursos. Apesar de usar esses métodos de linguagem diversos, o conteúdo e a mensagem seguem os mesmos.

Uma das vantagens desse modelo é o público ter mais de uma alternativa de se informar e conhecer um produto ou serviço, podendo selecionar por qual mídia deseja consumir o conteúdo. Por estar em mais de uma plataforma, esse conceito também auxilia os consumidores a não esquecerem daquele item ou serviço.

Além disso, um benefício do crossmídia é ampliar a consciência de marca – fazendo com que os clientes enxerguem a empresa como uma especialista no assunto, melhorando a forma como eles veem o seu negócio.

O uso dessa estratégia de marketing é essencial para as companhias, já que permite observar os comportamentos dos consumidores, em diversas frentes. De acordo com a GfK, empresa alemã de estudos de mercado, no Brasil, as pessoas costumam utilizar os computadores para fazer pesquisas na web e os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para comunicação.

Logo, é muito importante conhecer os padrões dos clientes, para saber onde investir em anúncios digitais.

Com essa análise, o crossmídia ainda auxilia em melhorar o relacionamento com os consumidores, permitindo que os negócios personalizem seus conteúdos, de acordo com as preferências da clientela, e mantenham contato recorrente com o público.