Friday, 22 de December de 2023

5 opções de pagamento para os consumidores

Mais de 60% dos brasileiros optam por usar métodos digitais
5 opções de pagamento para os consumidores

Pluralidade de métodos de pagamento se tornaram fundamentais para os e-commerces. Contar com mais de uma opção para adquirir produtos e serviços pode auxiliar no aumento das vendas, na melhoria da experiência dos clientes e em um fluxo de caixa mais estável.

De acordo com um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), seis em cada 10 brasileiros das classes A, B e C utilizam meios digitais de pagamento. Por isso, é interessante para os negócios implementarem alternativas de pagamento para os consumidores. Algumas opções são:

 

1. Cartões de crédito e débito

Os tradicionais cartões de crédito e débito não podem ficar de fora das opções. Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, 69% dos consumidores preferem pagar no crédito e 65% optam pelo débito. A primeira alternativa possibilita o parcelamento dos produtos e serviços, gerando maior comodidade para os clientes. Já a segunda confere a possibilidade de realizar pagamentos à vista sem dificuldades.

 

2. Boleto bancário

Apesar de ser um método mais antigo, o boleto bancário segue sendo um dos favoritos dos brasileiros. Principalmente, por dar a possibilidade de pessoas sem contas em bancos fazerem os pagamentos. De acordo com o levantamento da Opinion Box, 54% das pessoas ainda escolhem essa alternativa.

 

3. Pix

Mesmo sendo uma das opções mais novas, o Pix já ganhou muita popularidade entre os consumidores do País. Conforme o estudo, 80% dos brasileiros elegeram esta como a forma predileta de fazer pagamentos. A alternativa é uma ótima opção para tornar a finalização da compra rápida e prática.

 

4. Carteiras digitais

Outra forma de pagamento muito utilizada pelos brasileiros são as carteiras digitais, como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay. Além disso, os aplicativos especializados como PicPay e Paypal, e os pagamentos por redes sociais, como Facebook e WhatsApp Pay são algumas das opções deste método. Essa alternativa evita o preenchimento e compartilhamento de dados, agilizando o processo e tornando tudo mais seguro.

 

5. QR Code

Por fim, os QR Codes é a possibilidade de pagamento escolhida por 41% dos brasileiros, segundo a Opinion Box. O modelo funciona como uma espécie de atalho para os pagamentos. Quando a pessoa mira para o código, é direcionada para o aplicativo do banco, em que poderá realizar a transação de Pix ou transferência para finalizar a compra. Este método que encurta o processo também funciona para pagamentos por link.