Thursday, 14 de August de 2025

Micro e nanoinfluenciadores: a força dos líderes de nicho no B2B

O potencial de engajamento do marketing de influência
Micro e nanoinfluenciadores: a força dos líderes de nicho no B2B

Os nanoinfluenciadores — que possuem entre mil e 10 mil seguidores — lideram o ranking de engajamento nas redes sociais. O relatório anual “Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil”, da HypeAuditor, mostra que esse grupo apresenta taxa de engajamento de 3,2% no Instagram. Em seguida, estão os microinfluenciadores (com 10 mil a 50 mil seguidores), com média de 1,6%.

Graças ao alto poder de conexão com audiências qualificadas, os micro e nanoinfluenciadores vêm ganhando força no mercado B2B. Essa abordagem permite acessar públicos específicos, gerar reconhecimento de marca e aumentar vendas por meio de vozes que são referência dentro de seus nichos de atuação.

Autenticidade e personalização são essenciais para a estratégia 
Características como informalidade, espontaneidade e proximidade são os principais diferenciais dessa estratégia. Ainda segundo a HypeAuditor, 63% dos consumidores confiam mais nas recomendações de influenciadores menores por enxergarem neles mais autenticidade e identificação real com seus seguidores.

Mesmo em um cenário B2B, é importante lembrar: as decisões ainda são tomadas por pessoas. Uma pesquisa da Convince & Convert Consulting mostra que 91% das vendas B2B são influenciadas por recomendações de pessoas do setor. Ou seja, os tomadores de decisão não escolhem apenas pelo produto, mas também por quem o apresenta.

Tendência de mercado para fortalecimento de marcas 
Especialistas já reconhecem o valor dos influenciadores de nicho como ferramentas estratégicas de posicionamento de marca, seja no Instagram, seja no LinkedIn. O relatório “A Ascensão Global do Marketing de Influência B2B”, da Ogilvy, revela que 93% dos CMOs desejam aumentar o uso de influenciadores em suas campanhas. Além disso, 40% dos profissionais de marketing B2B relataram aumento de leads qualificados ou vendas após adotarem essa estratégia.

A combinação entre segmentação de público e regionalidade pode potencializar ainda mais os resultados. Alinhada ao Grupo RBS, a Pulso Creators é a primeira agência full service de marketing de influência do Sul do Brasil, atuando com estratégia, curadoria e conteúdo personalizado voltado ao cenário B2B e regional.

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