Friday, 22 de December de 2023

Experiência "seamless": descubra como adaptar seu negócio

86% dos clientes estão dispostos a pagar mais em negócios que eliminam atritos
Experiência "seamless": descubra como adaptar seu negócio

O Brasil tem se consolidado como um dos mercados mais atuantes no setor de compras online. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o valor de bens e serviços vendidos pela internet no País entre 2019 e 2022 foi de R$ 450 bilhões – mais que o dobro do período de 2016 a 2019, consolidado em R$ 178 bilhões.

Apesar desses números, muitos negócios no Brasil ainda perdem vendas na reta final da compra por não saberem usar com propriedade os recursos digitais disponíveis. De acordo com um levantamento feito pela consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, o percentual de abandono de carrinhos no País é de 61%.

Para combater este problema, os especialistas em marketing cunharam a expressão “Experiência seamless” – sem costura ou sem emenda, em tradução livre. O termo caracteriza uma jornada de compra sem entraves, que seja suave e facilite a tomada de decisão do consumidor.

Algumas das práticas que podem auxiliar na implementação de uma experiência mais fluida são a oferta de diversos métodos de pagamento; um site responsivo, que se adapte a diferentes telas; a possibilidade de compra com um clique único; a opção de retirada pessoal do produto; e, nos casos de negócios menores, a rapidez de agendar a entrega por WhatsApp.

De acordo com um estudo realizado pela Oracle Corporation, empresa multinacional de tecnologia e informática, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por experiências que eliminam atritos. Logo, adaptar um negócio para facilitar e agilizar as compras online pode gerar maior fidelização de clientes e, consequentemente, aumento no lucro.

 

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