O publisher e presidente do Conselho de Gestão do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, foi o palestrante da tradicional Reunião Almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (20). Com uma plateia formada por empresários, autoridades e associados da entidade, a apresentação destacou a conexão da RBS com a serra gaúcha.
A maior empresa de comunicação do sul do Brasil está presente na região há quase 60 anos. Nelson lembrou da inauguração da TV Caxias, em fevereiro de 1969, operação que deu início ao então inovador conceito de rede regional de emissoras.
Além da RBS TV, Gaúcha Serra e Atlântida Serra, outra marca tradicional da RBS na região é o jornal Pioneiro, adquirido em 1993 e que segue retratando as conquistas e desafios da comunidade no papel e no digital.
Em sua palestra, Nelson falou ainda do compromisso da RBS com o desenvolvimento da região, a partir do jornalismo profissional e do equilíbrio editorial.
— Paixão pelo que se faz, convívio com a comunidade, respeito ao público, conexão com os consumidores, inovação. Esses são valores que estão na RBS e em inúmeras empresas que movimentam a economia aqui na Serra. Temos muito orgulho em, assim como essas empresas, cumprir papel social, comercial e de interesse da comunidade onde estamos inseridos — apontou Sirotsky.
A apresentação destacou ainda o legado inspirador de Maurício Sirotsky Sobrinho, pai de Nelson e fundador do Grupo RBS. Entre as ações que marcam as celebrações pelos 100 anos de nascimento do empresário e visionário da comunicação, está a Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, concedida a personalidades que, a partir de sua trajetória, deixam marcas profundas na sociedade gaúcha.
Nelson entregou o reconhecimento à Nilva Randon, por sua relevante ação social conectada a Caxias e à história da Randoncorp; e a Clovis Tramontina, considerado um dos maiores expoentes do empreendedorismo brasileiro e que esteve à frente da Tramontina por 30 anos.
— Esta medalha reconhece personalidades pelo seu trabalho, por sua atuação comunitária, por seu envolvimento empresarial, pela relevância daquilo que fazem, pela presença de valores sólidos no dia a dia das suas vidas e empresas. Simboliza aqui, hoje, nosso reconhecimento a Nilva e Clovis, pelo valor que têm para a sociedade, e por serem personalidades de referência a todos nós — ressaltou Nelson.
Neste ano, a Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho também foi entregue a Antônio Cesa Longo, por sua trajetória frente à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
FOTO: Nelson Sirotsky palestrou na CIC Caxias sobre a conexão da RBS com a Serra. Crédito: Porthus Junior / Agência RBS.