O Grupo RBS, em parceria com a Globo, realizou a aquisição dos direitos de transmissão das próximas três edições do Campeonato Gaúcho junto à Brax, empresa de marketing esportivo, e a Federação Gaúcha de Futebol. De 2025 a 2027, as emoções do torneio na capital gaúcha e no interior do Estado serão valorizadas nos veículos e plataformas digitais de RBS e Globo.
Os jogos do Estadual terão transmissões das partidas, na RBS TV, em GZH, no ge.globo/rs, no Sportv e no Premiere. O torcedor gaúcho também poderá acompanhar informações, análises, os personagens e as histórias do campeonato na rádio Gaúcha e na ampla cobertura da editoria de Esportes de Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro e seus colunistas esportivos, além dos telejornais da RBS TV e o Globo Esporte RS.
— O Esporte da RBS se propõe a fortalecer a cada ano a relação identitária com a nossa comunidade por meio do nosso Estadual. É o compromisso do Grupo RBS de valorizar a sociedade local por meio das histórias que surgem dentro e fora dos gramados e impactam os gaúchos e as gaúchas. Isso nos traz uma responsabilidade imensa de produzir conteúdos relevantes, capazes de criar experiência diferenciadas para o nosso público e fazer com que o torcedor gaúcho se sinta imerso na vivência do Gauchão — enfatiza Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS.
Para 2025, o Gauchão terá um novo formato de disputa. Os clubes serão divididos em três grupos, com os jogos contra os componentes das outras chaves. Os três primeiros colocados mais o melhor segundo lugar vão às semifinais. Também haverá minitorneios para definição dos classificados à Série D e à Copa do Brasil, além de um "quadrangular da morte" para definir os dois rebaixados. O Grupo A terá Grêmio, São José, Guarany e Avenida; o Grupo B contará com Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga; e o Grupo C tem Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz.