Reiterando seu compromisso de levar informação e serviço para que o público possa fazer as melhores escolhas, os veículos do Grupo RBS preparam uma ampla cobertura multimídia para as eleições municipais de 2024. Já nesta terça-feira (6), a Gaúcha promove o primeiro encontro dos pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre entre 8h10 e 10h, no Gaúcha Atualidade e no Youtube de GZH, com transmissão em imagens.
— Como já é tradição na RBS, a cobertura eleitoral começa a ser planejada sempre no ano anterior ao da eleição. Temos um grupo de trabalho com todas as áreas envolvidas no projeto que se reúnem periodicamente para avaliar o cronograma de entregas, os imprevistos, as demandas de última hora. Essa mobilização antecipada e permanente é necessária para garantir uma entrega de conteúdos com qualidade, eficiência e agilidade em todas plataformas, à altura do que o nosso público espera — diz a coordenadora do Projeto Eleições 2024 e editora-chefe de Zero Hora, Dione Kuhn.
Sob mediação da âncora do programa, Andressa Xavier, o debate da Gaúcha terá participação da colunista Rosane de Oliveira e de outros comunicadores, que estarão na plateia e irão questionar os aspirantes à prefeitura. Realizado nos estúdios da RBS TV, o embate será dividido em quatro blocos com pergunta, resposta, réplica e tréplica. Antes mesmo de o programa começar, às 7h10, os jornalistas Kelly Matos e Rodrigo Lopes mostram os bastidores em GZH. Ao final, o Timeline, na Gaúcha, trará a repercussão completa.
Também na terça-feira (6), GZH estreia a nova temporada do podcast Zona Eleitoral, lançado nas eleições de 2022. Com formato de mesa-redonda, a atração reúne Andressa, Dione, Kelly e Rosane para falar sobre o cenário eleitoral e recebe convidados no estúdio para analisar as movimentações políticas. GZH também terá um canal exclusivo no WhatsApp para a cobertura das eleições. Por lá, os usuários receberão links das principais notícias do pleito no RS diariamente, além de informações dos colunistas e boletins em áudio com os principais destaques da semana.
Na RBS TV, os tradicionais debates já têm data marcada: no dia 28 de setembro para Passo Fundo, Cruz Alta, Uruguaiana, Santa Cruz e Rio Grande; e em 3 de outubro para Porto Alegre, Caxias do Sul, Bagé, Erechim, Santa Rosa, Santa Maria e Pelotas. Em GZH e Zero Hora, as declarações dos candidatos nos debates da Gaúcha e da RBS TV em Porto Alegre serão checadas pelos jornalistas do Grupo de Investigação da RBS (GDI).
No impresso e no digital, o eleitor gaúcho também poderá contar com quadros especiais e seções para apresentação de propostas dos candidatos e esclarecer dúvidas do público. Em parceria com a Globo, a RBS também contará com a Quaest Pesquisa e Consultoria para a divulgação de três rodadas de pesquisas no primeiro turno.