Caminhos e desafios para a retomada de setores que movimentam a economia do Rio Grande do Sul foram tema de um encontro realizado na manhã da terça (18), na sede corporativa do Grupo RBS. A iniciativa institucional integra as ações do movimento “Pra Cima, Rio Grande”, lançado no dia 10 de junho com o objetivo de estimular a coalizão de forças para a reconstrução do Estado.
A reunião foi mobilizada pelo Conselho Editorial do Grupo RBS, criado em 2022 com intuito de contribuir para a evolução constante do exercício do jornalismo e que mantém a prática da escuta ativa permanente. Com o objetivo de dar voz a setores impactados pela crise climática e debater soluções possíveis, o encontro contou com participação de Gilberto Petry, presidente da Fiergs; Daniel Randon, presidente do Conselho do Transforma RS; Rodrigo Souza Costa, presidente da Federasul; Rafael Goelzer, vice-presidente de integração da Federasul; Domingos Velho Lopes, diretor vice-presidente da Farsul; Marcelo Arruda, presidente da Famurs; Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio; Simone Barañano, gerente de marketing da Fecomércio, e Mônica Timm, conselheira do movimento Pacto pela Educação.
Ao dar as boas-vindas, o publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky, destacou a relevância do momento de escuta com os líderes setoriais e a importância da união de forças pela reconstrução:
– Realmente chegou o momento de olharmos juntos para frente, de sermos parte de um processo de união que vai permitir que saiamos da emergência rumo a uma reconstrução criativa, que gere um Estado melhor, cidades melhores. O movimento “Pra Cima, Rio Grande” representa esse nosso desejo de poder contribuir, a partir do jornalismo profissional, para encontrar soluções. Estamos entusiasmados com o que a gente pode fazer junto.
O CEO Claudio Toigo reforçou o papel do Grupo RBS como espaço aberto e plural para discutir os rumos do Estado com a contribuição de todos.
– Precisamos de união e coordenação para que o Estado não só retome suas atividades, mas seja reconstruído com a ambição de ser melhor. Com esse sonho e essa crença, estamos trabalhando na RBS e, para isso, precisamos ouvir quem faz o Rio Grande do Sul – disse Toigo.
A diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS e secretária do Conselho Editorial, Marta Gleich, conduziu o encontro instigando os convidados a destacarem as questões prioritárias neste momento de retomada. Os representantes de setores como agronegócio, indústria, comércio, empreendedorismo e educação compartilharam desafios em comum, como a urgência por recursos significativos para a retomada e a necessidade de manter empregos e empresas, de equilibrar as contas públicas, de reduzir o risco de êxodo de profissionais, entre outros.
Alinhados ao tema da reconstrução, os participantes também apontaram caminhos possíveis como o uso da inteligência local aplicada a projetos, o incentivo à busca de soluções em startups, a construção de planos de contingência nas cidades e um olhar sistêmico para a educação pública. Membros do Conselho Editorial da RBS, como Jorge Audy, Ricardo Gandour, Anik Suzuki, Marcelo Rech e José Galló, também se manifestaram.
A bandeira institucional Pra Cima, Rio Grande está norteando uma robusta frente de ações para debater soluções, dar visibilidade a bons exemplos que podem ser replicados e valorizar cada avanço na retomada. O tema está presente na pauta diária de todos os veículos do Grupo RBS, tendo como destaque o Painel da Reconstrução, ferramenta que monitora o uso de verbas públicas.
Na frente institucional, o Grupo RBS promoverá painéis com foco setorial na reconstrução, iniciando pelo turismo.