Tuesday, 16 de April de 2024

Grupo RBS divulga resultados de estudo inédito sobre os gaúchos

A segunda edição da pesquisa Persona foi apresentada para convidados no Instituto Caldeira, nesta terça-feira (16)
Grupo RBS divulga resultados de estudo inédito sobre os gaúchos

Crédito: Thiago Corrêa

Um olhar sobre a identidade dos gaúchos em um mundo em constante movimento. Esta é a proposta do Persona, estudo inédito divulgado pelo Grupo RBS em evento para convidados na manhã desta terça-feira (16), no Instituto Caldeira. Realizado em parceria com as empresas de pesquisa Coletivo Tsuru e Cúrcuma, o projeto, que teve sua primeira edição em 2017, tem como objetivo mapear perfis a partir de comportamentos, valores, percepções e hábitos de consumo.

Com abertura da diretora-executiva de Mercado, Patrícia Fraga, e apresentação da diretora-executiva de Marketing, Caroline Torma, e do comunicador Luciano Potter, o evento reuniu representantes de clientes, agências, entidades, imprensa e parceiros para mostrar em primeira mão os resultados da pesquisa.

 A partir da identificação com valores e costumes do Rio Grande do Sul, o Persona destacou três perfis do gaúcho — guardião, conciliador e explorador — e suas características, bem como comportamentos que atravessam diferentes grupos, faixas etárias e regiões. De acordo com o estudo, 92% dos gaúchos consideram importante manter as tradições do Estado vivas, 42% do público entrevistado concorda que existem marcas que representam bem os gaúchos, 66% dos gaúchos querem levar adiante exemplos e valores e 63% consideram importante uma boa relação familiar. A pesquisa ainda traz dados sobre a felicidade e o otimismo dos gaúchos, a decisão de permanência no Estado e a relação com marcas e produtos. 

— Com este projeto, a RBS, além de qualificar a produção de conteúdo de suas marcas, compartilha com o mercado sua expertise no consumidor. Muito além de especialistas no gaúcho, somos daqui e vivemos essa identidade única, a partir de uma conexão diária e genuína. Trabalhamos de forma contínua para entender o comportamento e os hábitos de consumo do público e como estamos evoluindo enquanto sociedade. Isso faz toda a diferença para a nossa relação e para conectar as marcas com os gaúchos — afirma a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma.

A pesquisa foi realizada de maio a novembro de 2023, com mais de 5,5 mil gaúchos e um grupo controle em São Paulo. Foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas, com questionários por telefone e online, abordagens presenciais na rua, entrevistas em profundidade e grupos de discussão virtuais.

A partir das próximas semanas, terá início um roadshow por 13 cidades, para apresentar o estudo e os resultados, destacando os resultados e especificidades regionais. 

Os detalhes da pesquisa também poderão ser conferidos em reportagens de GZHZero Hora e RBS TV, divulgadas na sexta-feira (19). Em sua frente de negócios, o Grupo RBS disponibiliza dados da pesquisa para clientes e parceiros interessandos em entender em profundidade o consumidor gaúcho. Para saber mais, clique aqui