Marcelo Leite, Geraldo Corrêa, Caroline Torma, Frederico Antunes, Nelson Sirotsky, Cicão Chies e Eugênio Corrêa. Crédito: Felipe Dalla Valle | Assembleia Legislativa
Maior festival de música do sul do país, o Planeta Atlântida foi tema de uma homenagem proposta pelo deputado Frederico Antunes (PP), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14). Realizado pelo Grupo RBS e pela DC Set desde 1996, o festival se tornou uma tradição do verão gaúcho. Ao longo de 26 edições, já recebeu mais de 2 milhões de planetários, reunindo atrações musicais e oferecendo ao público experiências inesquecíveis.
– O Planeta é um gigante da cultura e da economia. Um motivo de orgulho para os gaúchos. Aquele evento que nasceu como a nossa grande festa do verão passou a ser um dos maiores e mais longevos eventos de arte e entretenimento de todo o Brasil e mesmo da América Latina. Uma celebração da vida – afirma o deputado Frederico Antunes, que relembrou, em discurso, a trajetória do festival, destacando sua relevância e sua contribuição para o Estado e parabenizando os seus realizadores.
Na sessão, os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL), Sofia Cavedon (PT), Marcus Vinícius (PP), Luciana Genro (PSOL), Delegada Nadine (PSDB), Gustavo Victorino (Republicanos) e Edivilson Brum (MDB) pediram a palavra para valorizar a relevância do festival para o desenvolvimento econômico e social do Litoral Norte e do Estado. Também destacaram a segurança do festival e a importância do evento para a promoção da cultura e do entretenimento no Rio Grande do Sul.
Na mesa do plenário, conduzida pelo presidente, Vilmar Zanchin (MDB), a organização do Planeta Atlântida foi representada por Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS; Geraldo Corrêa, membro do Conselho de Acionistas da RBS; Eugênio Pretto Corrêa e Marcantonio Mocellin Chies, sócios da DC Set Group. Também estiveram presentes Caroline Torma, diretora de marketing da RBS e head do Planeta; Marcelo Leite, diretor-executivo de Digital e Transformação da RBS, e Alexandre Fetter, diretor artístico das rádios Atlântida e 102.3.
– O Planeta Atlântida é um marco para a música e o mercado de entretenimento no Rio Grande do Sul e faz parte das melhores lembranças de juventude de quem acompanhou as edições, atravessando diferentes gerações. E uma grande paixão para todos os que se empenham o ano inteiro para realizá-lo. Esta homenagem é um reconhecimento da relevância do festival e nos motiva a fazer mais a cada edição para oferecer uma experiência ainda melhor aos planetários e seguir contribuindo para o desenvolvimento do Estado, em especial do nosso Litoral – afirma Caroline Torma, diretora de marketing do Grupo RBS, à frente do Planeta Atlântida.
– Nós, da DC Set, ficamos muito honrados com esta iniciativa do deputado Frederico Antunes sobre homenagear o Planeta Atlântida com uma sessão de Grande Expediente da nossa Assembleia Legislativa. O Planeta representa muito mais do que um negócio, é um evento que tratamos como um filho, nos dedicando com alma e coração – destaca Eugênio Pretto Correa, sócio da DC Set.
Prestigiaram a sessão parceiros, fornecedores, patrocinadores e colaboradores da RBS. Os presentes ainda contaram com a apresentação de Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, que cantou a música tema do Planeta Atlântida.
Como parte da homenagem, a Assembleia Legislativa está sediando uma exposição fotográfica. Com curadoria de Jefferson Botega, a mostra apresenta 18 momentos históricos do festival, como shows marcantes de Mamonas Assassinas, Rita Lee, Tim Maia, FatBoy Slim, artistas que mais se apresentaram no evento, a exemplo de Jota Quest, Charlie Brown Jr. e Ivete Sangalo, e nomes que representam a cena musical gaúcha, como Armandinho e Comunidade Nin-Jitsu. A exposição teve fotos de Dulce Helfer, Fernando Gomes, Ronaldo Bernardi, Ricardo Duarte, Júlio Cordeiro, Jean Schwarz, Lauro Alves, Bruno Alencastro, Lucas Uebel/Agência Preview, André Ávila, Anselmo Cunha e André Feltes/Agência Preview. A visitação gratuita pode ser feita até o dia 16 de junho, das 8h30 às 18h30, no espaço Deputado Carlos Santos, no Palácio Farroupilha.